Secretária de Saúde de Águas de Chapecó esclarece alguns pontos levantados por enquete

O Departamento de Saúde vem por meio desse, esclarecer alguns pontos levantados na enquete realizada no dia 06 de setembro no município de Águas de Chapecó.

O primeiro ponto levantado foi sobre o atendimento odontológico. O município estará realizando processo seletivo no próximo mês e posteriormente contratando outro profissional para suprir esse déficit no atendimento odontológico.

Sobre os agendamentos, este processo sempre foi realizado no posto de saúde e é o que preconiza o Ministério da Saúde e o Programa de Saúde Bucal, o pré-agendamento dos pacientes. Já os casos de urgências e emergências, como dor e inflamação, são atendidos sem agendamento.

Nas consultas com especialistas, para exames específicos como ultrassom, ressonância magnética e tomografia, infelizmente os municípios dependem de cotas que são liberadas mensalmente pelo SUS- Sistema Único de Saúde a nível Estadual e Federal sendo que existem filas de pacientes e essas demandas aumentam cada vez mais.

Alguns exames o SUS não disponibiliza, assim como alguns médicos especialistas. Mas casos graves e urgentes são atendidos e encaminhados no mesmo dia para os hospitais de referência e assim realizados os exames necessários.

Os medicamentos seguem uma lista padrão, também preconizado pelo Ministério da Saúde – Farmácia Básica (www.saude.sc.gov.br). Não é possível disponibilizar no posto de saúde todos os medicamentos de que a população necessita, sendo que o dever do município é ter na farmácia do posto de saúde, os medicamentos básicos, conforme lista disponibilizada no site do ministério da saúde, que pode ser adequada conforme a realidade do município.

Outro ponto levantado na enquete foi sobre “um cidadão que contrataram para ficar sentado no posto”. Este cidadão possui um cargo de confiança do Prefeito, não é funcionário da saúde e nem recebe pelo setor. Ele está cedido para o Departamento de Saúde e está fazendo um ótimo trabalho de acolhimento aos pacientes que chegam ao Posto de Saúde do centro, fazendo a parte de orientação e um atendimento humanizado, como também é preconizado no SUS. Termos uma pessoa fazendo este trabalho de frente no nosso serviço de saúde era uma necessidade de muito tempo.

Quanto à rotatividade de médicos, realmente é um problema que não só Águas de Chapecó enfrenta, mas também outros municípios. Alguns profissionais, por motivos pessoais ou em busca de especialização, acabam ficando por um período nos municípios e em seguida vão para outras cidades.

As criticas são sempre bem vindas. Elas nos fazem repensar tudo e concluir que estamos no caminho certo. Claro que sempre temos que melhorar, mas devemos considerar que nosso município é de pequeno porte, e temos várias experiências de pacientes oriundos de municípios maiores como Chapecó, Florianópolis e Blumenau que aqui vieram morar e fazer tratamento de saúde, saindo sempre muito satisfeitos com o atendimento.