Encontro de capacitação do PNAIC é realizado em Águas de Chapecó

ÁGUAS DE CHAPECÓ – A Administração Municipal de Águas de Chapecó, por meio do Departamento Municipal de Educação, realizou na terça-feira, dia 11, o primeiro encontro de Capacitação dos Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O encontro foi realizado no departamento de Educação, com a participação dos profissionais da rede de ensino.

A coordenadora de estudo do PNAIC, Patrícia de Oliveira, explica que está sendo realizados encontros, ministrado pela orientadora, Venilda Hendges Pegoraro, com as professoras alfabetizadoras, para haver momentos de formação para aprofundar os conhecimentos teóricos e debates e reflexões sobre as práticas pedagógicas. “As alfabetizadoras apresentam motivação, envolvimento e comprometimento com as ações propostas e desenvolvidas pelo programa”, comenta.

Ela destaca que em 2013 os professores alfabetizadores tiveram 120 horas de cursos voltados às questões da linguagem e para 2014 está prevista 160 horas de capacitação, objetivando aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, contemplando o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em matemática. “Os resultados foram positivos em 2013 e a metodologia proposta foi muito elogiada pelos profissionais envolvidos com o PNAIC”, comenta.

A coordenadora informa que o Ministério da Educação – MEC lançou o PNAIC, contemplando os municípios, com o objetivo de alfabetizar, em português e matemática, as crianças até os oito anos de idade, no final do terceiro ano do ensino fundamental. “O objetivo também é formar educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização”, disse.

Para a diretora de Educação de Águas de Chapecó, Cleide Neumann Feil, a adesão ao programa representa grande avanço na busca da qualidade da educação para o município. “As ações previstas pelo Pacto PNAIC abre um leque significativo de novas dinâmicas pedagógicas que podem ser desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem e assim obter melhores resultados”, ressalta.

Cleide acrescenta que o programa oportuniza momento de muita leitura para os professores que podem fazer trocas de experiências e planejar as ações necessárias para ser aplicado no contexto escolar. “Traçar prioridades além de capacitar os profissionais da educação por meio de grupos de estudos internos, valorizando assim o conhecimento de cada professor e sua experiência profissional. Alfabetizar é ir além do ler e escrever”, enfatiza.