XV Congresso Catarinense de Municípios reunirá gestores para debater desafios da administração municipal

XV Congresso Catarinense de Municípios reunirá gestores para debater desafios da administração municipal

Prefeito Municipal de Águas de Chapecó,LEONIR ANTÔNIO HENTGES e o Contador Geral do município GERMANO VIEIRA, participam entre os dias 14 e 16 de março, em Joinville, no XV Congresso Catarinense de Municípios. Conhecido por ser o maior encontro municipalista de Santa Catarina, o evento, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), em parceria com as 21 Associações de Municípios, tem como foco o debate dos principais desafios da administração municipal.

 

Entre os temas que estarão em pauta no evento estão a moralidade e credibilidade da autoridade pública municipal, com palestra do professor em direito administrativo, Dr. Márcio Cammarosano; a discussão do  modelo federativo, com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, do presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt,  e de consultores das entidades municipalistas; o controle e transparência na gestão pública municipal, com abordagem do Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio a Moralidade Administrativa do Ministério Público SC, Samuel Naspolini; a eficiência na arrecadação própria municipal, tratada pelo ex-prefeito de Três Rios/RJ, Vinícius Farah,  e a humanização da gestão municipal, com o Professor de Filosofia e Educação da UNICAMP, César Nunes. 

 

Tradicional no calendário de quem trabalha nas administrações municipais, o Congresso é um espaço para os gestores públicos discutirem conjuntamente os caminhos que levem à excelência na Gestão Pública, não só municipal, como de toda a Federação.

 

Integrada ao Congresso de Municípios ocorrerá a 2ª Oficina Estadual para Novos Gestores Municipais, com o objetivo de oportunizar conhecimento para a qualificação das atribuições designadas aos gestores públicos. Serão 11 oficinas em diferentes políticas públicas: nas áreas de administração e finanças; educação; contratos, licitações e obras públicas; contabilidade pública e controle interno; consórcios públicos; gestão de convênios; habitação; assistência social; agricultura; saúde; saúde; turismo e cultura; e defesa civil e meio ambiente.

 

Além disso, em paralelo, ocorrerá a XIII ExpoFECAM – Exposição de Produtos e Serviços para os Municípios, com o objetivo de oferecer soluções em serviços e equipamentos aos gestores públicos para a modernização de suas administrações.