ÁGUAS DE CHAPECÓ REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em Parceria com a Administração Municipal e o Conselho Municipal do Idoso de Águas de Chapecó realizaram no dia 13 de novembro, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, nas dependências do Centro Municipal de Eventos do município.

O tema central deste ano foi “Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o papel das políticas públicas”. O encontro foi conduzido pela palestrante Roselaine Klaus Camatti – Assistente Social; e teve a finalidade de debater e votar proposições e sugestões sobre políticas públicas para a pessoa idosa, que serão encaminhadas ao conselho estadual e serão discutidas na Conferência Estadual de Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá no ano de 2019.

Os assuntos discutidos foram: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Conforme o Assistente Social Roselaine Klaus Camatti, palestrante da conferencia este é um momento democrático de participação social dos idosos na definição de estratégias de atendimento ao idoso no município.

Além da Conferência foi apresentado aos idosos participantes um Diagnóstico da População Idosa que foi elaborado pelo Conselho Municipal do Idoso como forma de conhecer a realidade dos idosos de nosso município. O diagnóstico será utilizado para pensar ações a serem desenvolvidas com idosos e na captação de recursos para o Fundo Municipal do Idoso – FMI.