Ponte da Linha Barra Taquarinha está liberada para tráfego

As chuvas que caíram no final do mês de junho causaram grandes transtornos, principalmente no município de Águas de Chapecó, que decretou Situação de Calamidade Pública. Entre os principais estragos esteve a infraestrutura das estradas, pontes e bueiros municipais, em todo o município.

Em razão disso, o Governo Municipal de Águas de Chapecó por meio do Departamento Municipal de Estrada e Rodagem – DMER esteve empenhado para a viabilização de uma nova ponte que possibilitasse o tráfego dos moradores da comunidade da Linha Barra Taquarinha e arredores, que até então faziam um caminho alternativo.

Conforme o diretor de Agricultura e coordenador da Defesa Civil, César Menoncini, a Administração primou por não deixar os cidadãos sem acesso, e o tempo todo foi trabalhado para isso. “Buscamos trabalhar com rapidez, porém tínhamos prazos legais que precisavam ser obedecidos. Entretanto, após a licitação agimos em tempo eficaz, e embora houvesse alguns transtornos aos quais pedimos desculpas, a ponte foi instalada em um curto período de tempo”, pondera.

Segundo o Prefeito André Max Tormen, no local foi optado pela instalação de uma galeria, houve a necessidade do transporte de pedras, sendo que o conserto de reforma custou aproximadamente R$ 15 mil, somente na parte danificada. “Desde a última semana, o tráfego na ponte da Linha Barra Taquarinha foi provisoriamente liberado, restando agora à finalização da obra, que é a construção das contenções laterais, também conhecidas como bigodes”, explica.

Ainda segundo os gestores, várias outras estradas também tiveram danos causados pelas chuvas que agora, aos poucos, estão sendo recuperadas. De acordo com o Prefeito, com o excessivo volume de chuva, ocorreu grande perda de base do cascalho das estradas, que está causando problemas de formação de atoleiros. “No entanto, as equipes estão solucionando os problemas da forma mais rápida possível, para não prejudicar o transporte de produtos e o tráfego da população”, assinala.