Serventes e Merendeiras do Município participam de Gincana de Integração da Região da AMOSC

Para promover a integração e o conhecimento para todos os profissionais merendeiros e serventes, proporcionando um espaço de ampliação dos relacionamentos interpessoais foi promovido, na última quarta-feira (23), a II Gincana de Integração e Conhecimento de Merendeiros e Serventes da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

O evento integrou mais de 250 servidores no ginásio municipal de Cordilheira Alta. A iniciativa também homenageou os profissionais responsáveis pela preparação da alimentação e higienização das escolas, pela passagem do Dia do Merendeiro e Servente, celebrado em 23 de setembro.

Os participantes se envolveram em atividades lúdicas que desenvolveram suas habilidades de criatividade, trabalho em equipe, intelectuais, culturais, físicas e motoras, com o objetivo de promover a interação e o aprimoramento das competências individuais e entre os grupos.

O prefeito de Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni, agradeceu aos profissionais pelo trabalho desenvolvido que contribui para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “A gincana faz com que esses servidores se sintam importantes no processo educacional, tanto quanto os professores ou diretores”, complementou.

Com clima de animação e descontração os servidores municipais participaram das atividades e tiveram uma tarde especial, voltada a enaltecer e motivar a categoria. A servente de Planalto Alegre, Pierangela Delalibera, aprovou a gincana, pois valoriza os profissionais. “Gostei de tudo e tivemos um dia muito divertido, o que me faz lembrar o porque escolhi essa profissão, por gostar de cozinhar e por demonstra carinho por meio da comida”, explicou.

A merendeira de Coronel Freitas, Maria Amélia da Silva, enfatizou que o evento foi ótimo, porque possibilitou conhecer profissionais de outros municípios, ter uma tarde diferente com atividades alegres e descontraídas. “Senti-me valorizada, pois no dia a dia achamos que ficamos escondidas na cozinha e que as pessoas não lembram de nosso trabalho e de nossa dedicação. São essas ações que mostram que somos importantes em nossa função”, argumentou.

Para a merendeira de Pinhalzinho, Glessi Toledo, a iniciativa deve ter continuidade para que os profissionais façam novas amizades, troquem experiências e conheçam outros municípios. “Pela ação me senti reconhecida e gostei de todas as atividades”, complementou.

Segundo a auxiliar de serviços gerais de Águas de Chapecó, Jéssica de Oliveira Jesus, a gincana representa um incentivo aos profissionais para melhorar cada vez mais em suas funções. “Minha profissão me realiza, pois adoro o que faço. É muito prazeroso trabalhar com as crianças, visualizar a cada dia a alegria no rosto delas, poder incentivá-las e ajudá-las é muito gratificante”, explicou.

Para a jurada da gincana e professora da Unochapecó, Carla Rosane Paz Arruda Teo, os organizadores do evento estão de parabéns por promover atividades de integração aos servidores, que por suas várias tarefas cotidianas, tem poucas oportunidades para se encontrar, sair da rotina e se divertir. “Foi admirável vislumbrar as equipes desenvolvendo as atividades coletivas, com apoio aos competidores e união dos grupos. Isso demonstrou a valorização dos profissionais, que saíram da invisibilidade e demonstraram a importância da função na formação dos estudantes”, ressaltou.

Os participantes também elaboraram um cartaz sobre o papel da merendeira e servente na educação alimentar e nutricional, com ênfase na contribuição para hábitos saudáveis nos alunos, melhoria da saúde e prevenção de doenças. Foi confeccionado um cartaz por escola, como atividade extra da gincana, com orientação e apoio da nutricionista e diretora da escola. De acordo com a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro, o cartaz também será usado na Semana Regional da Educação Alimentar e Nutricional de Prevenção de Doenças Relacionadas a Alimentação, que será realizada de 29 de setembro a 3 de outubro, nas escolas municipais da microrregião. “Todas as equipes participaram de maneira criativa ao desenvolverem a atividade, por isso os cartazes contribuirão com as ações nas escolas”, comentou.

Contribuíram com o evento como jurados: a secretária de educação do município de Águas Frias e coordenadora do Colegiado de Secretário Municipais de Educação Vanusa Rech Citadella, o secretário de agricultura do município de Cordilheira Alta e coordenador do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura Claudio João Possa, o coordenador do projeto da merenda escolar de Pinhalzinho Armelindo Trentin, a professora da Unochapecó Carla Rosane Paz Arruda Teo e a assessora de educação da AMOSC Locenir de Moura. A animação e descontração das atividades foi conduzida pelo Palhaço Cambito.