Projeto Mata Ciliar tem apoio da administração de Águas de Chapecó.
Aconteceu nesta terça-feira dia 22 de agosto na Sede do Mosquito em Linha Gramados Águas de Chapecó, uma importante reunião tratando do projeto Mata Ciliar.
O prefeito Leonir Hentges o Canico falou da atenção dada pela administração para o projeto em parceria com o Consórcio Iberê.
O projeto conta com recursos da CASAN, parceria da EPAGRI e execução de profissionais do Consórcio Iberê (que em língua indígena significa água limpa).
Os Encontros de Família serão realizados de 22 de agosto a 5 de setembro, em sete municípios: Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos (veja agenda abaixo).
Desenvolvido desde 2002, o Projeto Mata Ciliar já permitiu o isolamento e a recuperação de 343 milhões de metros quadrados de mata ciliar em aproximadamente 30 nascentes e cursos d´água da Região Oeste.
A CASAN investiu R$ 2,7 milhões para que as ações de recuperação da Mata Ciliar sejam desenvolvidas prioritariamente em mananciais de abastecimento público e seus afluentes, conservando os recursos hídricos.
O trabalho beneficia 495 famílias de pequenos produtores rurais. Entre as Bacias Hidrográficas com áreas protegidas estão as dos rios Irani, Chapecó e Uruguai – e entre os cursos d´água, o Lajeado São José e o Rio Tigre, principais mananciais de captação de água pela CASAN para Chapecó, a maior cidade do Oeste.
Só na atual administração de Águas de Chapecó forma mais de 60 famílias, com mais de 45 hectares de áreas isoladas e recuperadas.