Escola Municipal de Gramados desenvolve projeto

A Escola Municipal Rosina Scheffer Hermes, de Linha Gramados, desenvolveu o projeto: Árvore: Faz oxigênio, faz sombra. Faz falta. Faça sua parte. Preserve. Projeto contemplado pelo PPP da escola com o tema “Vida Vidas”. Esse trabalho foi realizado com todos os alunos matriculados na escola envolvendo toda equipe de profissionais. A escola atende atualmente educandos de educação infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental.

Na culminância do projeto cada turma recebeu uma muda de árvore nativa da nossa região e escolheram em qual lugar do pátio da escola plantá-la. Dessa forma os alunos serão responsáveis por aquela planta, tendo que cuidá-la todos os dias, se necessário.

O projeto veio de encontro a uma grande preocupação da equipe pedagógica em motivar os alunos para a preservação da natureza, fazer com que as crianças tenham um olhar diferenciado sobre a natureza em si, aprendendo que preservar não é apenas não jogar lixo nas ruas ou não desmatar, mas também aprender a plantar, criar com amor, carinho e com cuidado diário essa planta, passar a gostar dela como se fosse um animal de estimação que cuidamos com tanto carinho. Que cada criança olhe para uma árvore e saiba que ela é única, que como o ser humano, cada árvore tem sua cor, seu cheiro, suas folhas, flores e frutos e que cada uma, por menor que seja, faz uma grande diferença na natureza, pois a árvore é o pulmão do nosso planeta, que sem ela não vivemos, pois não respiramos. “Ficamos muito contentes com a receptividade com que as crianças desenvolveram as atividades de preservação do meio ambiente. Com essa iniciativa, os alunos se mostraram bastante empolgados com a ação de preservação, principalmente com esse cuidado de cada plantinha todos os dias, desenvolvendo com isso o hábito de preservar, cuidar e amar a natureza” relata a equipe da escola.

A Diretora de Educação parabeniza a equipe da escola pelo trabalho realizado, dizendo que iniciativas como estas são muito positivas, porque além de desenvolver a cidadania nas crianças, o conteúdo é significativo, faz parte do cotidiano das famílias; e o mais importante é que a construção do conhecimento ocorre de forma prazerosa, são conhecimentos que elas levarão para a vida toda. “Essa é a maior intenção do trabalho realizado: formar cidadãos capazes de desenvolver suas habilidades, respeitando toda forma de vida e expressões étnicas, tornando-os seres autônomos e felizes”, conclui a diretora de Educação Cleide T. Neumann Feil.