Comitiva de Águas de Chapecó participa de Conferência sobre Segurança Alimentar e Nutricional – SAN

A comitiva de Águas de Chapecó formada por Assistentes Sociais, Psicóloga, presidente do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, Presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar, Nutricionista e Diretora Municipal de Educação participaram da IV Conferência Regional e I Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional em Pinhalzinho, na última sexta-feira dia 19 de junho. A conferência teve como tema central “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

Inicialmente foi lido o regimento interno e em seguida aprovado pela plenária. Os trabalhos iniciaram com duas palestras abordando as temáticas da Conferência, com a finalidade de aprofundar os debates e o trabalho em grupo, cujos eixos foram os seguintes:

Eixos l – Comida de verdade avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar;

Eixo ll – Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, regional, estadual, nacional e internacional;

Eixo lll – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: Pacto Federativo, participação social e Intersetorialidade.

O foco das discussões é a Intersetorialidade e nas ações pautadas em pactos federativos para a produção de alimentos saudáveis para as comunidades. O movimento vem dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social (MDS) e do Ministério Agrário, e trouxe uma reflexão importante em relação às mudanças de valores introduzidos pela industrialização e o capitalismo. Incluir alimentos produzidos pela agricultura familiar na merenda escolar é o foco dos debates. Vários programas e ações visam essa inclusão que implica em mudanças de valores, por isso é importante valorizar e trabalhar no âmbito escolar as culturas de agricultura familiar existentes, e para isso é necessário ir além da mesa do refeitório e do alimento oferecido; é levar o aluno a conhecer a realidade local; os processos de produção dos alimentos; saber de onde vem nossa comida; ir além do que o rótulo das embalagens traz.

Incluir nas refeições da merenda escolar, produtos da agricultura familiar, é uma forma de preservar nossa cultura, é trazer mais qualidade na mesa e elevar a qualidade alimentar e nutricional das crianças e conseqüentemente da família. Dialogar de forma intersetorial envolvendo os setores públicos Educação, Social, Agricultura e Saúde e as cooperativas para fortalecer a  agricultura familiar. Fazer um mapa da produção no município, conhecer a produção sazonal para oferecer o produto para a comunidade local, na feira da agricultura familiar e adaptar o cardápio da merenda escolar.

Essas políticas devem ser dialogadas coletivamente para que o produtor tenha seguridade sobre sua produção e a demanda dos alimentos no consumo local e na merenda escolar. Para tanto, é imprescindível que toda comunidade se envolva, coopere com a ação, pois é fundamental que haja uma mudança de conduta na hora de pensar o alimento. É trocar o industrializado pelo natural e orgânico, isso leva a uma postura que trará mais saúde e qualidade alimentar e nutricional e conseqüentemente a melhoria na qualidade de vida e sobretudo na sobrevivência da agricultura familiar e do alimento orgânico.

“A escola, portanto, é um espaço de educação alimentar e de conscientização de consumo. Tornar as opções restritas para que a oferta seja equilibrada em relação ao valor nutricional e de valorização à cultura local e produção da agricultura familiar”, conclui Cleide Neumann Feil. Após as discussões dos Eixos em grupos, as propostas elencadas foram lidas e aprovadas em plenária. Em seguida, foram eleitos 18 delegados para participar da Conferência Estadual, sendo representante de Águas de Chapecó Cleide Neumann Feil no governamental e Tatiane Vanin, presidente da Cooperativa, representante da Agricultura Familiar.