Realizada a VII Conferência Municipal de Assistência Social

Foi realizado na data de 10 de agosto de 2015, a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Águas de Chapecó, que teve como tema: “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”. O evento contou com a presença de mais de 86 participantes da sociedade civil, usuários, entidades, trabalhadores da Assistência Social, servidores municipais, APAE de São Carlos, Bombeiros e representantes governamentais, além de alunos da Escola Estadual Irineu Bornhausen fazendo com que a manhã de atividades tenha sido produtiva na elaboração das propostas. Através do objetivo da conferência foram analisadas propostas e deliberadas, com base na avaliação local, as diretrizes para o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Para a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Valdézia Kistemacher, a Conferência Municipal é o meio de conferir e avaliar os projetos, programas e benefícios da rede socioassistencial e construir diretrizes para a consolidação do SUAS no município, sendo um processo democrático e transparente fazendo com que as Políticas Públicas se efetivem. Ressaltou a importância da participação na política municipal de Assistência Social dos membros do CMAS, que é um órgão de caráter deliberativo e com a finalidade de assegurar a participação da comunidade na elaboração e implementação de programas da área social, além de fiscalizar a gestão do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS. Valdézia relatou ainda, que a manhã da Conferência foi um sucesso, sendo muito produtiva; onde teve o envolvimento e participação dos presentes, através dos debates em grupo e elaboração das propostas.

Também destaca que os resultados da Conferência servirão de subsidio para as Conferências Estadual e Nacional, que será realizada nos dias 30 de setembro a 02 de Outubro e a segunda em data a ser definida. A Conferência Nacional de Assistência Social esta em sua X edição e terá como finalidade avaliar a situação atual da Assistência Social, como um todo, e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do SUAS.

Após a aprovação das propostas foram escolhidos delegados eleitos que irão representar o município na X Conferência Estadual de Assistência social, sendo eles: pelo setor governamental, Titular: Catiana Vedana Casali, Suplente: Jéssica Mai. Já da sociedade civil, Titular: Valdézia Kistemacher, tendo como suplente: Olavio Martins Pacheco.

A equipe do social fez um agradecimento especial a palestrante Erli Abreu, por ter ministrado a conferência, a toda equipe do Setor Social e principalmente os membros do CMAS que trabalharam na organização da conferência.