Águas de Chapecó aderiu a Parada Nacional de Educação

Aconteceu em todo o Brasil, na quarta-feira dia 21 de outubro, a parada nacional da educação. As Redes municipal e Estadual de Educação de Águas de Chapecó aderiram e participaram do movimento, com um grupo no auditório da Educação e outro grupo na Escola Estadual Irineu Bornhausen. Conforme a diretora de educação de Águas de Chapecó Cleide Neumann Feil, esse movimento foi determinado pelo MEC e as redes municipais e estaduais tiveram que aderir e oportunizar esse dia de estudo para elaboração coletiva da Base Nacional Curricular Comum – BNCC. Segundo Cleide, a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação – PNE em suas estratégias prevê-se que o país tenha uma base norteadora das ações da educação. As contribuições podem ser feitas por todos os cidadãos brasileiros individualmente ou organizados em grupos. Águas de Chapecó cadastrou todas as unidades escolares do município e, enquanto organização participa das discussões com a SDR de Palmitos e também pelo colegiado da Educação da AMOSC, em abas como comissão regional. As escolas terão até dia 15 de dezembro para fazer suas contribuições no ambiente da Base Nacional Comum Curricular. E essa base é um documento que norteará as ações da educação no Brasil, que deve se aprovada até Julho de 2016. É importante destacar que cada rede de educação terá autonomia das ações, mas que esse documento é de grande importância para a sociedade brasileira, pois nele estarão contempladas não apenas conteúdos, mas as ações que representam os anseios de sociedade que queremos, com respeito às diversidades. Ele contempla a Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além da formação inicial dos profissionais da educação. Com a aprovação dessa base, se terá todas as ferramentas pedagógicas, a exemplo do livro didático que é usado pelo professor em sala de aula.