VIII Conferência Municipal de Assistência Social – Águas de Chapecó

O Conselho Municipal de Assistência Social juntamente com a Administração Municipal de Águas de Chapecó/SC, se reuniu nesta quatra feira (19) para a VIII Conferência Municipal de Assistência Social do município.

Nas últimas décadas, o reconhecimento da Assistência Social como política pública de direito e, simultaneamente, garantidora de direitos, foi impulsionado, dentre outros aspectos, pelo próprio avanço do ordenamento jurídico brasileiro, pelo reconhecimento do papel do Estado na provisão da Proteção Social não-contributiva e pela emergência de situações que exigiram da política evolução para comportar atenção às demandas da população brasileira.

A Assistência Social enquanto política pública necessita ser discutida em cada município brasileiro com o objetivo de avançar cada vez mais no atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social. Diante disso, estamos aqui para realizar a Conferência Municipal de Assistência Social e pensar ações para os próximos dois anos.

Considerando a conquista da elaboração e aprovação II Plano Decenal da Assistência Social (2016-2026) e a conjuntura atual, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) elegeu como tema para a Conferência de Assistência Social de 2017 “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

O momento de realização das Conferências é uma grande oportunidade para que o município possa avaliar em que medida o município, o Estado e a União estão compartilhando responsabilidades na execução desta política pública.

Participaram do evento algumas lideranças como; Vereadores, Agentes de Saúde, Conselheiros Tutelares e a população em geral.

Autoridades que estiveram presente e fizeram o seu pronunciamento.

• Sr(a) Daiara Eichelber  Presidente do Conselho Municipal de Assistência.
  • Sr(a) Ana Paula Barcelos Buzzi Gestora da Política de Assistência Social neste ato representando a gestão da política de Assistência Social no município.
  • Sr(a) Ademir Pereira Machado Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, neste ato representando os demais vereadores presentes.
  • Sr. Leonir Antonio Hentges  Prefeito do Município de Águas de Chapecó.

Palestrante: Sra. Roselaine Klaus Camatti, Assistente Social, Pós Graduada em Atendimento Integral a Família, Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais.