HORTA COMUNITÁRIA – PROJETO PARA ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

REIVENTANDO EM TEMPO DE PANDEMIA COVID-19

O Centro de Referência de Assistência Social- CRAS em parceria com a Secretaria de Agricultura e meio Ambiente, EPAGRI e com o Instituto Federal de São Carlos – IFSC, retornou e reinventou o projeto Horta Comunitária.

Neste período de isolamento domiciliar em virtude da pandemia do novo coronavírus, com aulas suspensas em escolas e muitas vezes com mais pessoas dentro de casa durante o dia, manter a harmonia na convivência diária pode ser um desafio – e eventuais conflitos acabam gerando ainda mais ansiedade e estresse. Manter a calma, diminuir as cobranças e criar rotinas são os primeiros passos para tornar melhor esta situação tão diferente para todos.

Este PROJETO DA HORTA tem como objetivo contribuir com a família para diminuir os impactos causados neste momento, que por si só, são estressantes. Os cuidados preventivos devem produzir outro impacto significativo nas nossas relações. “Vamos ter que aprender a conviver de maneira responsável e engajada, cuidando de si e do outro para um bem maior”.

Neste momento, torna-se ainda mais importante para as famílias usuárias da Assistência Social sentirem que nós (OS ORGÃOS PUBLICOS) estamos buscando manter os vínculos e colocarmo-nos a disposição para contribuir com o enfrentamento das dificuldades vivenciadas, seja ela na área econômica ou nas relações sociais.

Conhecendo o território, a equipe do CRAS está realizando ações comunitárias, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns. Este Projeto tem por objetivo geral: Proporcionar aos usuários que se encontram em situação de vulnerabilidade social a complementação nas condições de alimentação, caracterizando-se como mais uma fonte de nutrimento, além das mudas de Hortaliças (saladas, verduras, mandioca) também será realizado um Horto de mudas de pastagem e um Horto medicinal, que futuramente pretendemos incluir grupos de Idosos como parceiros. 

Para iniciarmos o presente projeto, inicialmente foi realizada reunião entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com a Epagri e o CRAS para definir o processo de construção da horta de forma articulada entre os dois setores. Cada qual entrou com uma contrapartida para que os objetivos deste projeto sejam alcançados. As famílias do bairro Novo Horizonte, num total de 12, serão inseridas para a participação no projeto da horta comunitária.  Todavia, em virtude da atual situação, iniciamos com 6 famílias que foram divididas em dois dias de trabalho, desta forma vem 3 famílias cada dia.

Ao longo do desenvolvimento do Projeto será plantado: beterraba, cenoura,   alface,   rúcula,   chicória,   repolho,   abobrinha,   salsinha,   couve,   couve-flor, brócolis, cebolinha, escolhidos de acordo com o interesse das participantes. O Projeto foi implantado em espaço público destinado ao cultivo da horta.

Em virtude da situação global de pandemia do Covid 19, destacando que as escolas atualmente não estão recebendo os alunos de forma presencial e estes se encontram em casa, as famílias que estarão compondo o grupo da horta comunitária, por não apresentar outro lugar seguro para encaminhar seus filhos, poderão levá-los junto às atividades proposta da horta, que ocorrerá em torno de 1 hora e meia. Enquanto os pais desenvolvem a atividade braçal as crianças serão monitoras pelas funcionárias do Serviço de Convivência, vale ressaltar que sempre seguindo todas as orientações e cuidados estabelecidos pelo OMS.  Assim, se procederá da seguinte maneira:

  • Estará disponível 3 monitoras sociais, ao qual cada uma ficará com no máximo 2 crianças em espaço separados
  • Estarão disponíveis as monitoras todos os EPIs recomendados
  • Estará disponível álcool gel
  • Estará disponível a cada participante uma máscara, que poderá ser levada pra casa
  • Ao chegar ao local serão higienizados todos os participantes, inclusive com as crianças ensinando a fazer a lavagem correta das mãos
  • Serão disponibilizados todos os objetos e utensílios higienizados e ao final, esses deverão ser entregues à auxiliar de serviços gerais para a correta higienização de cada objeto ocupado.

Desta forma, no final do mês de julho, realizamos atividades com algumas famílias, juntamente com seus filhos, a mãe/pai (responsável) ajudou na organização da horta, com a plantação de um canteiro de alface, repolho e couve-flor, além de organização de pneus para plantar hortaliças como rúcula e salsinha, enquanto seus filhos participaram de atividades lúdicas com as monitoras do Serviço de Convivência.