Diretora de Educação destaca os avanços do primeiro semestre
Uma das principais metas do Departamento de Educação de Águas de Chapecó é a qualidade do ensino para os alunos da rede municipal. Segundo a diretora de Educação, Cleide Neumann Feil, toda a composição educacional é importante para a qualidade do ensino. Ao fazer um balanço dos primeiros meses à frente da pasta, Cleide, fala sobre diversas ações que foram implantadas.
De acordo com Cleide o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC foi um dos pontos altos do primeiro semestre. Ela salienta que o objetivo principal, de alfabetizar as crianças até oito anos de idade ou até o final do terceiro ano do ensino fundamental, será alcançado. “O PNAIC é muito importante e rico. Todos os envolvidos estão satisfeitos, pois é nesse período que os alunos precisam dominar a leitura e interpretação. Estamos fortalecendo nossas ações no município para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até concluírem o ensino fundamental”, relata.
Além do PNAIC, outro ponto destacado pela diretora, é a merenda escolar. Segundo Cleide a merenda escolar do município abrange 360 alunos sendo que 150 são de atendimento integral. O cardápio atende as recomendações do Programa Nacional Alimentação Escolar – PNAE, e ainda contempla o programa federal de aquisição de alimentos diretos do agricultor por meio da agricultura familiar.
A diretora informa que o município possui um profissional nutricionista para coordenar e acompanhar o andamento dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. Ela enfatiza que o cardápio da merenda escolar na rede municipal de ensino é balanceada. “São servidas duas refeições diárias em cada escola e cinco na creche para os alunos da educação infantil do período integral. O cardápio contempla alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, cereais, carboidratos, cálcio e ferro. Este ano ainda foi incrementada a lentilha com grande grau de aceitação pelos alunos”, comenta.
Sobre o Projeto Político Pedagógico – PPP, os educadores estão trabalhando com os materiais construídos e elaborados pelos profissionais da educação do município. De acordo com Cleide, uma das atividades que é realizada junto à assessoria pedagógica do município é oportunizar aos professores dias de planejamento, se reunindo a cada 21 dias, durante o ano letivo. “A cada momento de planejamento ocorre a troca de experiência, leituras, estudos e aprofundamento dos conteúdos que serão ministrados”, menciona.
O Departamento de Educação disponibilizou ainda no primeiro semestre, projetos culturais e de incentivo á leitura e educação patrimonial, como Feira do livro, Contação de Histórias, Peça Teatral “Turminha da Reciclagem”, Congresso de Educação e Diversidade, Concurso do Desenho e I Concurso de Poesia com o tema “Preservação Ambiental e Conservação da Água” e Olimpíada de Língua Portuguesa.