ll CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CONAE 2014

O governo Municipal de Águas de Chapecó através da Secretaria de Educação, Rede Estadual de Ensino, Fórum Municipal da CONAE, juntamente com o Conselho Municipal de Educação através da Comissão Organizadora, realizou no dia 17/05/2013 a ll Conferência Municipal de Educação/ CONAE/2014.

A Conferência iniciou com credenciamento, abertura oficial pela Secretária Cleide Neumann Feil, pronunciamento do Prefeito André Max Tormen, apresentações artísticas, Palestra com a Mestranda Marisa Mauricio Alves e discussões pertinentes ao tema: “Aprendizagem, direito de todos, compromisso coletivo”, seguindo com estudo do Eixo lV, proposições, socialização e eleição de delegados.

A Conferência teve ampla participação de profissionais de educação, pais, alunos, autoridades do poder executivo e legislativo, poder público e privado, instituições de ensino público e privado, instituições do ensino superior, da educação especial, EJA, AJA e comunidade em geral.

Os preparativos e estudos da ll CONAE no município vem sendo discutidas juntamente com a  Comissão Organizadora, professores, alunos e  escolas, proporcionando dias de estudo com todos os profissionais da educação do município, com ênfase ao CONAE na escola  que ocorreu dia 24 de abril. O resultado desse trabalho culminou com a exposição de materiais durante a Conferência Municipal de Educação.

As discussões da Conferência contemplaram o Eixo lV do Documento Referência da CONAE/2014 – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

Esta Conferência oportunizou um espaço democrático, aberto pelo poder público para que todos que se interessam em promover a educação de qualidade no município, em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, puderam participar e propor proposições deliberando ações que irão proceder na CONAE 2014 que ocorrerá nos dias 17 a 21 de Janeiro de 2014 em Brasília. A partir do tema central: “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

A Secretária de Educação e coordenadora da CONAE, Cleide Neumann Feil, em seu pronunciamento, destacou a importância de articular com todos os segmentos e secretarias da administração pública, parceria esta, que está sendo fortalecida através do trabalho intersetorial, salienta a necessidade de estar em sintonia com os agentes educacionais: governo, profissionais da educação, escola e família para o pleno desenvolvimento das habilidades dos educandos. Para fortalecer as ações de educação de qualidade o município também aderiu ao PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, realiza AEE – Atendimento Educacional Especializado, contempla ainda no município o EJA e o  AJA , oportunizando uma educação de qualidade no município. Pessoas que sabem que só a educação pode mudar transformar, (re) encantar a humanidade, uma civilização com educação é mais justa, mais igualitária. Essa é a meta do nosso trabalho. A semente esta sendo lançada, precisamos cuidar para que ela de fruto.  Todas as decisões e proposições elencadas na Conferência serão levadas pelos delegados eleitos às Conferencia Regional, Estadual e Nacional, conclui.