Águas de Chapecó é contemplado com veículo do MDA
ÁGUAS DE CHAPECÓ – O município de Águas de Chapecó foi um dos municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – Amosc contemplado, no mês de fevereiro, com um veículo Fiat Uno. Segundo o diretor do Departamento da Agricultura, Paulo Cesar Menoncini, o veículo vai apoiar a geração de renda das famílias rurais.
Conforme Menoncini este veículo faz parte de um trabalho iniciado em 2006, com a participação no Território Oeste do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA e no Consórcio entre municípios da Amosc, para a implementação do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – Suasa, que prevê o fortalecimento das agroindústrias familiares como alternativas de geração de renda e incentivo à permanência do jovem no meio rural com qualidade de vida.
Em 2012 com a discussão avançada da Amosc e a criação do Prosuasa ocorreu à contratação de uma equipe técnica, com dois veterinários e um engenheiro para permitir o credenciamento do Prosuasa junto ao MDA. Segundo Menoncini já existem algumas agroindústrias da região em fase final de legalização junto ao Prosuasa, aguardando a visita do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa para validar e credenciar nosso sistema de inspeção. “Em nosso município, ainda não temos nenhuma agroindústria credenciada e habilitada junto ao Sistema de Inspeção, porém, já temos algumas famílias interessadas em constituir algumas agroindústrias”, enfatiza.
Ele ressalta que o Departamento de Agricultura de Águas de Chapecó com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri local fortalece o debate e discute formas de contribuir e incentivar as famílias rurais a buscar novas alternativas de agregação de valor nos produtos que já existem ou são produzidos em suas propriedades. “Para acelerar este processo, estamos chamando as famílias que produzem ou tem intenção de agregar valor aos seus produtos, para discutir a viabilidade de constituição de uma cooperativa municipal, e viabilizar alternativas de produção de alimentos, agregação de valor e comercialização”, explica.
O diretor da Agricultura destaca que Águas de Chapecó tem atividades e famílias com potencial de mercado e de desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade a ofertar aos consumidores locais. E, o credenciamento do Prosuasa junto ao Mapa, vai favorecer as famílias do município, que desejam avançar na agregação de valor e nos alimentos. “Este veículo contribuirá de forma significativa junto à assistência técnica específica para as agroindústrias, pois já temos a Lei Municipal que ampara ao credenciamento do município ao Suasa e também, disponibilizamos um médico veterinário para na necessidade, acompanhar e efetuar a Inspeção Municipal dos estabelecimentos”, informa.