FOZ DO CHAPECÓ LANÇA PROGRAMA QUE VAI PREMIAR QUEM PRESERVAR A APP.

Chapecó Energia, apresentou o programa Vizinho Amigo que será lançado neste mês. O projeto vai recompensar com prêmios em dinheiro produtores rurais e agricultores familiares lindeiros ao reservatório da Usina que realizam ações de conservação às Áreas de Preservação Permanente (APPs).  Para participar, é preciso ler com atenção o regulamento e preencher a ficha de inscrição disponíveis no site da empresa: www.fozdochapeco.com.br. Mais informações no (49) 3325.1257/1248 ou nas secretarias de Agricultura dos municípios abaixo.

 

O programa abrange lindeiros de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu, Chapecó, Paial e Itá, em Santa Catarina; e Alpestre, Rio dos Índios, Erval Grande, Faxinalzinho e Itatiba do Sul, no Rio Grande do Sul. Além de recompensar as ações ambientais de preservação, o programa também tem o objetivo de divulgar as boas práticas e torná-las exemplos para a região. “A APP é fundamental para a qualidade ambiental e para a conservação da biodiversidade. Deve ser isolada e protegida”, explica o diretor da Foz do Chapecó, Otávio Luiz Rennó Grilo.

 

Os produtores serão avaliados por critérios pré-definidos e podem receber ou perder pontos conforme as ações desenvolvidas. Os dez proprietários, cinco do lado catarinense e cinco do lado gaúcho, que tiverem a maior pontuação, ganharão prêmios em dinheiro que vão de R$ 1 mil a R$ 6 mil. As inscrições podem ser feitas até outubro. As visitas às propriedades para verificar as informações fornecidas pelos produtores e agricultores serão feitas em setembro e novembro e a premiação ocorre em dezembro. “Essas vistorias são apenas para o Vizinho Amigo. As fiscalizações nas APPs são feitas durante todo o ano no Programa de Fiscalização Socioambiental e Patrimonial da Usina”, informa o diretor.