ÁGUAS DE CHAPECÓ FEZ ADESÃO AO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

O município de Águas de Chapecó participou no dia 20 de março do lançamento regional do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, na cidade de Palmitos, onde envolveu autoridades, coordenadores, orientadores e professores alfabetizadores dos municípios da SDR de Palmitos. A adesão ao Pacto pelo município foi feita no mês de novembro de 2012 e o mesmo é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal. O principal objetivo é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Isto significa que, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, a fluência de leitura, o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos e também o domínio das quatro operações.

O plano de execução do Pacto no município prevê a formação continuada de professores alfabetizadores por meio de orientadores de estudo e da utilização de materiais didáticos diferenciados, como livros, manuais para os professores e jogos.

No município o lançamento foi realizado no dia 05 de março com capacitações para os professores alfabetizadores, contemplando 3 escolas, 7 professores e 92 alunos aproximadamente. No decorrer de 2013 as capacitações são direcionadas ao estudo das linguagens e 2014 para a matemática.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina.