GRUPOS DE IDOSOS DE ÁGUAS DE CHAPECÓ TEM PALESTRA SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO COM QUALIDADE DE VIDA

O Departamento de Saúde e Assistência Social de Águas de Chapecó através da coordenadora dos Grupos de Idosos Iara Vacarin e primeira Dama Cristiane R. Tormen promoveram entre os grupos de idosos palestras sobre Envelhecimento Ativo com qualidade de vida, ministrada pela enfermeira Maristela Teston.
Envelhecimento ativo: Desafio do século

O que determina o ritmo do envelhecimento são as agressões praticadas pelo próprio indivíduo, como sedentarismo e exageros. “Fumo e bebidas atrapalham o prolongamento da vida saudável e da aparência jovial. O estresse e a exposição ao sol também são fatores maléficos à saúde”.
É possível existir um envelhecimento saudável?

Não só é possível, como hoje é nosso objetivo encontrar os caminhos que levam ao envelhecimento saudável. Na verdade, ele é produto de várias ações que culminam com a expectativa de vida alongada, mas em condições de exercer todos os papéis que o indivíduo exercia ou gostaria de exercer dentro da sociedade. O envelhecimento saudável impõe não só boa condição física e mental, como também a inclusão social que lhe permita desempenhar tais funções.
“Nada mais moderno do que envelhecer com qualidade de vida”