Professores são homenageados em Águas de Chapecó.

O Dia do Professor foi comemorado com muita reflexão sobre a prática, homenagens e um delicioso coquetel, em Águas de Chapecó.

A programação fez parte do I Congresso Nacional De Educação e Diversidade e 1º Mostra Cientifica na Educação Especial “Prevenir, Estimular, Incluir, (Neuro) Educar com Criatividade e Felicidade”, ocorrido em maio deste ano no município de São Carlos, Coordenado Pela Drª. Profª Marlene Denti do Instituto Educacional Conexão SABER-IECOS e conta com o apoio dos municípios de Águas de Chapecó, São Carlos, Cunhataí e Saudades.

O evento ocorreu na sexta-feira dia 17/10 às 19 horas no salão comunitário de Águas de Chapecó e contou com a participação dos professores das redes municipais de educação dos municípios parceiros e dos professores da APAE de São Carlos. Inicialmente os professores foram homenageados pelas crianças do Centro de Educação Infantil Municipal Cinderela, de Águas de Chapecó, pelo Grupo de Dança “Corpo em Movimento” de São Carlos e pelas crianças do Grupo de Danças Infantil de Cunhataí. Foi um momento emocionante e muito gratificante assistir as homenagens. Parabenizamos as crianças que lindamente homenagearam os professores e o agradecimento todo especial aos professores que coordenaram as apresentações e aos pais que apoiaram a iniciativa acompanhando seus filhos.

Na oportunidade os professores tiveram o privilégio de poder ouvir o Professor Doutor Geraldo Peçanha de Almeida, natural do Paraná.

Dr. Geraldo, pedagogo e Doutor em Teoria Literária, falou sobre sua trajetória e os desafios na educação. Sua fala norteou a temática “Professor Reflexivo e as Bases Neuropsicológicas da Educação”, abordando os Transtornos do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), sintomas, tratamento e os desafios a serem superados para incluir crianças com esse transtorno na escola e possibilitar o sucesso escolar. Falou ainda da importância da criança ter uma rotina regrada pelos pais e do quanto é fundamental educar os filhos com limites, parafraseando Wallon, dizendo que “não há aprendizado se não houver perda”. Geraldo de Almeida se mostrou um apaixonado pelo que faz, a Educação. Trouxe em sua fala uma concepção de trabalho mais humana, considerando a criança um ser capaz de entender, a seu modo, as multifacetas do mundo. Almeida enfatizou nossa importância junto às crianças e seus familiares, pois além dos conhecimentos necessários para cada faixa etária, precisamos também educar aprofundando as questões neurocientíficas que os dias de hoje exigem do educador moderno, ou seja, um embasamento mais específico.

Está cada vez mais evidente que a educação, em especial a educação infantil, precisa superar um discurso pedagógico necrosado em que nele só há espaço para um passado que não existe mais, para ações educativas que já não servem mais para crianças deste nosso tempo. Pois como diz Almeida “… as atividades do educador vão do ovo ao vídeo game, passando pelo computador, pela internet…” Claro que, tudo isto deve ser pensado em garantir e assegurar, que a criança seja educada em seu tempo e em sua infância real, conclui Monica Barela assessora pedagógica.

A educação tem seu inicio no ambiente familiar, a criança já chega à escola com o conhecimento de algumas linguagens e no ambiente escolar vai amplificando as mesmas. As interferências da má alimentação podem implicar em possíveis transtornos psicológicos que interferem na personalidade da criança que é formada até os seis anos de idade. Geralmente quando é diagnosticado um problema busca-se tratar os sintomas, sendo que muitas vezes é necessário investigar a causa do mesmo.

Segundo o palestrante é nos primeiros anos de vida de uma criança que ocorrem diversas modificações importantes e se apresentam características de desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, tem o objetivo de evitar ou minimizar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e possibilitar á criança desenvolver-se em todo seu potencial.

Ressalta ainda a importância de trabalhar os limites tanto por parte da família, como no espaço escolar, visto que uma complementa a outra, na construção da personalidade. “Geraldo de Almeida focou os conhecimentos de Wigotski e suas implicações quanto ao trabalho com as suas emoções e olhar dos professores em relação as especificidades de cada criança, que quanto mais cedo trabalhadas, melhores serão os resultados”, salientam as pedagogas Noeli Braghini, diretora, Lucila Heinen e Ilvania Tatsch.

Para Cleide Neumann Feil, Diretora Municipal de Educação, a realização do evento foi uma oportunidade ímpar; e poder trazer um profissional com tanto conhecimento científico, partilhando seus saberes e vivências com os professores foi muito gratificante. Ela reforça a necessidade de intensificar as parcerias com os municípios e agrupar microrregiões a fim de atender cada vez mais as expectativas e exigências do contexto educacional atual.

Para os pais e educadores é fundamental buscar na ciência a resposta para muitos desafios e compartilhando conhecimentos construiremos pontes que nos levam ao sucesso almejado para nossas crianças. Assim superamos barreiras e garantimos não somente a inclusão, mas acima de tudo a autonomia e a felicidades das nossas crianças e jovens, reforçou Cleide. Certamente Dr. Geraldo nos trouxe ricas reflexões sobre educar; e educar impõe limites e muitas vezes a superação de nos mesmo na busca de mais conhecimentos a fim de atender a demanda educacional existente. Cleide agradece as Secretarias Municipais parceiras, ao instituto IECOS e a todos os profissionais da educação que prestigiaram o evento.