Águas de Chapecó participa do Encontro Regional de Educação Alimentar e Nutricional

A Diretora do Departamento de Educação de Águas de Chapecó, Cleide Neumann Feil, juntamente com a nutricionista do município Greice Fracari Bosi e Adriano Fuhr do Departamento da Agricultura participaram nesta quarta-feira, 10 de junho, do ll Encontro Regional de Educação Alimentar e Nutricional no Contexto Escolar: a interface com a Agricultura Familiar. O evento aconteceu durante todo o dia na UNOCHAPECÓ em Chapecó.
A ação é uma iniciativa dos Colegiados da Educação e Nutrição da AMOSC e da UNOCHAPECÓ voltado para a educação alimentar e nutricional para combater a obesidade e promover a valorização da agricultura familiar local com participação dos profissionais da educação, nutricionistas e da agricultura.
O desafio é desenvolver hábitos saudáveis na alimentação dos alunos e buscar parceiros da agricultura familiar na oferta de alimentos produzidos no município. 
Entre as temáticas abordadas estiveram: PNAE e Intersetorialidade em Nível Local; Agricultura Familiar na alimentação escolar; aquisição de alimentos da agricultura familiar para alimentação escolar: relato de uma experiência exitosa e Um olhar para as experiências locais: possibilidades e desafios.
De acordo com a Diretora de Educação Cleide Neumann Feil, o município enfrenta muitos desafios para atender a legislação do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. São no mínimo 30% do recurso repassado pelo FNDE para a merenda escolar que devem ser adquiridos diretamente da agricultura familiar local.

O objetivo do evento é promover iniciativas para ampliar a demanda de oferta de produtos da agricultura familiar do município na merenda escolar. “Isso representa grande transformação, pois são alimentos diversificados, saudáveis, orgânicos e regionais para os alunos das escolas da rede municipal de ensino, trazendo um grande ganho para a qualidade da merenda e na qualidade de vida das crianças, além de promover incentivo ao agricultor que pode fornecer esses produtos para a merenda escolar”, ressaltou Cleide. 
Segundo ela, atualmente o maior desafio é a falta da cooperativa familiar, que facilitaria o fornecimento de alimentos, mas o produtor pode fornecer os seus produtos, individualmente, por DAP, participando do edital de chamada pública.
“Temos atendido o mínimo de aquisição de alimentos da agricultura familiar, mas o objetivo é aumentar a aplicação de recursos na compra direta, o que representa maior qualidade na alimentação por que sabemos a procedência do alimento que além de chegar antes nas escolas, também não perde suas propriedades nutricionais pela logística até chegar à criança. Se considerarmos as vantagens da compra direta são inúmeras, podendo ser desde a qualidade dos alimentos que consomem, até a valorização da agricultura familiar, fortalecimento da economia local, valorização da cultura local, ampliação da renda familiar e permanência do produtor no campo. Já no âmbito escolar tem a vantagem de maior diversidade de alimentos e mais qualidade por ser uma cadeia mais curta. Como a produção é local, o alimento chega mais rápido”, finalizou.
O Departamento de Agricultura de Águas de Chapecó e a EPAGRI está articulando com os agricultores a constituição da cooperativa, processo este que está em andamento. Essa constituição fortalecerá o cooperativismo e a intersetorialidade objetivando mais saúde e qualidade de vida através da valorização da agricultura familiar.

Segundo a nutricionista Greice, deve haver o envolvimento de todos os setores, ou seja, Departamentos de educação, saúde, agricultura e social para que os objetivos sejam alcançados. Além disso, deve ser elaborado um mapa dos produtos produzidos no município e, a partir disso, elaborar o cardápio da merenda escolar levando em conta a sazonalidade, priorizando o consumo de alimentos orgânicos.