Ações de combate à dengue são desenvolvidas no município

A Dengue e a Chikungunya no Brasil caracterizam-se por um cenário de transmissão endêmica/ epidêmica em grande parte do País, determinada principalmente pela circulação simultânea de vários sorotipos virais e presença disseminada do Aedes Aegypti que transmite as duas doenças, e também o Aedes Albopictus transmissor de Chikungunya.

Esse cenário de intensa transmissão tem contribuído para a mudança no perfil da doença no pais. Entre as principais mudanças na epidemiologia da doença, destaca-se a ocorrência cada vez maior de suas formas graves, de óbitos no caso da Dengue e doença crônica no caso da Chikungunya.

Atualmente em Águas de Chapecó são 04 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e Chikungunya, e 03 focos do mosquito Aedes Albopictus, transmissor apenas da Chikungunya.

Como ferramentas de trabalho são usadas as armadilhas distribuídas em pontos aleatórios da cidade e as inspeções de pontos estratégicos em cemitérios, borracharias e postos de combustível.  Onde encontram-se os focos de Dengue é feito um trabalho diferenciado como delimitação de foco e ciclo de acompanhamento.

 

 Manifestações Clínicas

 

Normalmente, a primeira manifestação da Dengue é a febre alta (39 a 40 c) que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de cefaleia, mialgia artralgia, prostração astenia, dor retro-orbital, exantema e prurido cutâneo. Anorexia, náuseas e vômitos são comuns.

A Dengue apresenta-se em 2 formas:

1. Classica: sintomas apresentados acima.

2.Hemorrágica: com os sintomas apresentados acima, porém, o quadro clinico se agrava rapidamente, podendo levar a morte em 24h.

Os sintomas da Chikungunya  são semelhantes, como febre de início repentino e dores intensas nas articulações de pés e mãos (dedos), tornozelos e pulsos. Pode ocorrer também dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Ainda não há nenhum caso das doenças em Águas de Chapecó, mas por ser uma cidade turísticas as chances são maiores para entrada da doença que espalha-se rapidamente.

 

Colabore com a prevenção, essa é a única solução!