Águas de Chapecó entrega próteses dentárias através do Programa Brasil Sorridente

A Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, tem promovido a reorganização das práticas e da rede de Atenção à Saúde, ampliação e qualificação do acesso aos serviços de Atenção Básica em Saúde Bucal, principalmente por meio das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, e da Atenção Especializada em Saúde Bucal, através da implantação dos Centros dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) municipais, pautando-se nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde(SUS).

Os LRPD visam suprir uma grande necessidade da população brasileira, que é a reabilitação oral. Até 2003, nenhuma política de saúde pública havia proporcionado esse tipo de atendimento, porém, com a criação do Brasil Sorridente, a reabilitação protética passou a ser uma das principais metas da Política Nacional de Atenção à Saúde Bucal.

Neste segundo semestre de 2013 o município de Águas de Chapecó, fez o credenciamento no programa de próteses dentárias do ministério da saúde e deu início à confecção das próteses em setembro, através de um laboratório contratado e acompanhamento da dentista do PSF Aline Pedrebon.

Na última quinta feira 24/10 foram entregues as 24 primeiras próteses aos pacientes que necessitavam de próteses totais e aguardavam na fila de espera.

“Esse programa era um desafio para nós, e hoje é muito gratificante ver essa ação sendo realizada. É mais uma meta sendo alcançada pelo nosso município e pelo Departamento de Saúde, pois nossos pacientes acabavam ficando meses e até anos nas filas de espera para próteses dentárias e hoje, em um mês que iniciou o programa, conseguimos atender uma demanda significativa. É esse nosso objetivo: avançar na melhoria da organização do sistema de saúde”, disse a Secretaria de Saúde de Águas de Chapecó, Karin Marocco.