Águas de Chapecó realizou I Congresso de Pais
A Prefeitura de Águas de Chapecó juntamente com o Departamento de Educação realizou na noite desta quarta-feira, 26 de agosto, o I Congresso dos Pais, no salão comunitário de Águas de Chapecó.
Conforme a Diretora do Departamento de Educação, Cleide Neumann Feil, o Projeto teve a finalidade de buscar iniciativas para melhorar a qualidade da educação do município e promover a participação efetiva das Famílias na Escola. “Se faz necessário e urgente unir a Escola e a Família. É de fundamental importância que os dois principais pilares da humanidade estejam muito próximos, cada um com seus distintos papéis e missão, porém ambos com o desejo de sucesso e formação integral dos alunos e crianças, através de uma sólida parceria e da soma de esforços, só assim será possível superar os grandes desafios do contexto educacional atual. Buscamos dar continuidade do processo de aproximação da Família e Escola para promover a integração e a troca de experiências, somando forças em busca da educação que seja capaz de tornar as pessoas mais felizes e plenas em sucesso e realização”, completou Cleide.
O l Congresso de Pais foi planejado para buscarmos juntos, Família e Escola, saberes que são necessários para uma boa educação.
O Município de Águas de Chapecó participou de uma pesquisa sobre os maiores desafios encontrados no contexto educacional. “Todo esse universo é cuidadosamente trabalhado para que se possa entender a realidade e planejar ações para superar esses desafios. Neste sentido, a relação Escola e Família são imprescindíveis para melhorar a qualidade da educação. A Família como espaço de construção da identidade firmando parceria com a escola, para juntas promoverem o desenvolvimento pleno da criança e do adolescente. É através dessa participação que se desenvolve a consciência social, crítica e também o sentido da cidadania para que juntos – Família e Escola – se possa fazer da escola um espaço democrático, de formação da autonomia intelectual e moral. Família e Escola precisam dar condições para que a criança saiba o que é certo e errado, e quais habilidades precisa desenvolver para ser feliz e realizada e ser capaz de ajudar construir uma sociedade mais responsável, justa, humana e fraterna”, finalizou Cleide.
Houve a presença de autoridades municipais e regionais, diretores, alunos, professores, APAE de São Carlos, servidores, Bombeiros, imprensa e após os pronunciamentos, teve apresentação do grupo de Teatro pequenos Talentos coordenados pela professora Maria Odete Ruschel e uma representação da música Oração pela Família com toda a equipe pedagógica do município. Após Luiz Antonio Pharol ministrou uma preciosa palestra sobre “Inteligência emocional na Educação, um mergulho no cérebro e nas emoções”. Após a palestra, teve sorteio de brindes doados pelo comércio de Águas de Chapecó e São Carlos entre os participantes do Congresso.
“A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber bases do sentimento e do caráter”.
Isso não quer dizer que não se valorize os respeitáveis estabelecimentos de ensino que tem por missão primordial instruir, informar e educa, porém o lar funciona como fundamental centro de formação e desenvolvimento da personalidade humana. A escola exercita a inteligência nas funções do raciocínio, do cálculo, da memória e da reflexão no domínio do vasto campo do acontecimento humano, no entanto, a escola não poderá substituir a função essencial do lar, como esta por sua vez não poderá suprir a ausência da escola. É preciso respeitar a função específica de cada um. O lar é ainda a melhor escola, porque por enquanto nenhum ambiente é tão forte e tão poderoso na influenciação profunda e permanente para a mente infantil, na formação do bom caráter ou do mau caráter tudo dependendo da natureza moral dos gerentes do lar. Caberá a cada pai e a cada mãe saber diferenciar muito bem
o que seja imperfeição do que seja virtude na personalidade infantil. Muitos pais e mães, devido ao desconhecimento comportamental e o desprestígio as virtudes, adubam e fortalecem com sua ingênua boa-fé certos vícios e mais costumes, preconceitos e maldade de seus filhos. Mas lembre-se inteligência é a semente, o sentimento é o solo.
Se o solo estiver cheio de ervas daninhas dos maus hábitos a semente de amor não encontrará força e proteção para vingar e dar frutos no futuro.
Cuidar da inteligência sem cuidar e zelar no desenvolvimento dos bons sentimentos do filho é como querer que pássaro levante voo com uma asa só.
Esta delicada e nobre tarefa de lidar com a intimidade moral de cada criança está direcionada em primeiro lugar aos pais e não aos professores ou evangelizadores da criança, pois cada um tem sua missão específica na educação da criança. A tarefa de corrigir com amor e energia os pequeninos caberá em grande parte á mãe que convive mais com os filhos e em segundo lugar ao pai , por conviver menos horas com a criança no ambiente familiar, depois virão evangelizadores, professores, psicólogos e demais educadores especializados.
Hoje os professores vivem uma situação altamente estressante, se for duro e incisivo com os alunos indisciplinados pode até redundar em suspensão ou perda do cargo se houver reclamação judicial por parte dos pais. Este drama mostra como esta tarefa esta inteiramente nas mãos dos pais. Os pais não devem fugir desta responsabilidade, pois cabe aos pais ensinar respeito, obediência, disciplina, na formação do bom caráter e dos bons sentimentos dos filhos. Luiz Antônio Pharol