Delegados eleitos do município de Águas de Chapecó participam da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN

AV Conferência tem como tema central “Comida de verdade no campo e na cidade”. Participaram representante da Cooper Aguafar – Tatiane Vanin, presidente da entidade, representando as entidades civis organizados como delegada e a secretária Municipal de Educação Cleide Neumann Feil, delegada da Conferência representando o poder público do Município de Águas de Chapecó. A Conferência ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2015.

A abertura do evento contou com a fala de representantes do governo do Estado de Santa Catarina, CONSEA, MDA, CAISAN SC, CAISAN Nacional e Secretaria da Assistência social de SC.

O grande foco da Conferência é a garantia de ter comida de verdade na mesa de toda população, segurança alimentar e qualidade de alimentos que são produzidas pela agricultura familiar.

Após lido o Regimento da Conferência que foi aprovado em Plenária por todos os delegados presentes.

Os debates pautados em 3 eixos deliberaram sobre:

I – comida de verdade, avanços e obstáculos para a conquista de alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar;

II- estratégias em andamento para a conquista de comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional;

III – o aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar  e Nutricional: pacto federativo , participação social e intersetorialidade.

IV – Relação entre as propostas da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN e o Plano Estadual da Segurança Alimentar e Nutricional.

Participar desse processo oportuniza a condição de participação na construção de políticas de fortalecimento da agricultura familiar e na produção de alimentos de qualidade, redução de custos e impostos para o pequeno produtor rural e a garantia da compra direta dos produtos da agricultura familiar. Um dos grandes desafios é mudar o padrão alimentar de população. É um processo reverso para o consumo de alimentos mais naturais e menos industrializados somente assim será possível alcançar a soberania alimentar e a segurança nutricional para todos. Buscando a promoção das boas praticas na produção de alimentos, o não uso de agrotóxicos e a produção orgânica. As propostas elaboradas durante a V Conferência SAN serão encaminhadas para a etapa nacional e também resultarão nas diretrizes do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricionais do estado de Santa Catarina.

“Espaço muito importante, pois nos dá a oportunidade de dialogar e propor diretrizes que garantam no âmbito escolar, políticas públicas, como a alimentação escolar e o atendimento do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que atendam a Segurança Alimentar e Nutricional das nossas crianças. A próxima etapa será Nacional com representação do município onde fui eleita delegada durante a Conferência representando o governamental”, conclui Cleide Neumann Feil, diretora do Departamento Municipal de Educação.