Departamento de Serviços Urbanos atua em várias ruas da cidade

Desde o início deste ano, aproveitando os dias de tempo bom, o Departamento Municipal de Obras e Serviços Urbanos – DOSU de Águas de Chapecó está atuando com várias frentes de trabalho em diversas ruas da cidade, como: Rua Navegantes, Rua João Felippi, Rua São Joaquim, Rua Benedito Paulo do Nascimento, Rua Nossa Senhora Aparecida, Rua Professor Paulino Lucas, Rua Blumenau, Rua Porto Belo, Rua Canoinhas.

Segundo o do Diretor do DOSU, Lenoir Casanova, as equipes trabalham na remoção da antiga tubulação existente em bueiro, e de forma intensiva, serão construídos os bueiros das ruas, com tubulações com boca de lobo, reperfilagem asfáltica e operação tapa buracos em vários pontos da cidade. As medidas visam sanar problemas quando ocorrem fortes chuvas, que ocasionam alagamentos em algumas das residências localizadas próximas dos bueiros. O Diretor destaca ainda, que foram executados trabalhos de limpeza nas vias, com a retirada de restos de entulhos que haviam sido indevidamente depositados naqueles locais.

Casanova salienta que no momento em que ocorrem as chuvas, os entulhos são levados pela enxurrada até os bueiros, entupindo tubulações, fazendo com que aconteçam alguns alagamentos nas partes mais baixas, em diversos bairros da cidade. “Atendendo as solicitações, e com um cronograma de trabalho pré-estabelecido, estamos com equipes atuando em vários bairros e no centro, ao mesmo tempo”.

O diretor solicita a colaboração da população para manter a limpeza nos bairros evitando, por exemplo, jogar lixo e entulhos em terrenos baldios, pois consequentemente tudo isso contribuirá para a proliferação de ratos e animais peçonhentos. “Estamos fazendo nossa parte, deixando as ruas e os terrenos limpos, mas não se pode utilizar essas áreas para depositar lixo doméstico ou jogar entulhos, principalmente porque a coleta é feita regularmente na cidade”, ressalta.

Entre os inúmeros trabalhos executados, o Diretor de Obras e Serviços Urbanos relata que foram realizadas recuperações no calçamento, consertos nas tubulações, bueiro, construção de boca de lobo e terraplanagens. Ele salienta ainda que a responsabilidade do DOSU é de implantar programas de obras municipais com qualidade, custos e prazos adequados, contribuindo com o bem-estar e a qualidade de vida da população.