Agricultores participam de palestra sobre atividade leiteira
Agricultores de Águas de Chapecó participaram, na terça-feira, dia 6, de uma palestra sobre atividade leiteira com o pesquisador da Epagri, o engenheiro Carlos Mader Fernandes. Ele abordou temas da atividade de leite com alcance na sustentabilidade da propriedade. O evento foi realizado pelo Departamento de Agricultura de Águas de Chapecó com o apoio da Epagri.
Entre os temas abordados, Fernandes destaca a importância do planejamento da propriedade voltado, principalmente, para a questão de viabilizar a atividade leiteira, “A Produção de Pasto”. Segundo ele a viabilidade da atividade passa pela produção de leite com base na produção de pasto. “A região tem um potencial muito grande com disponibilidade de sol, água e solo fértil. Além disso, dispomos de um grande número de espécies forrageiras”, comenta.
Segundo o pesquisador as que mais estão adaptadas e possuem grande potencial de produção de massa verde por hectare se destaca a tifton, missioneira gigante, hemartria, trevos, e capim pioneiro como espécies perenes de verão, além das espécies de aveia e azevém para sobressemeadura no inverno. Ele salienta ainda a questão de racionalidade no uso de insumos caros como ração e silagem. “Estes devem ser usados como complemento e com critérios para que a atividade leiteira seja economicamente viável”, informa.
O diretor do Departamento de Agricultura, PauloCesar Menoncini, comenta a dedicação das entidades no sentido de capacitar os agricultores e melhorar a produtividade, por meio do planejamento das pastagens e da adoção de técnicas. “Cerca de 60 famílias foram atendidas, com assistência para planejamento do piqueteamento, técnica que permite ajustar a propriedade e melhorar a produção de pasto”, frisa.