Administração investe na adequação dos sistemas de tratamento de esgoto

A falta de saneamento básico polui rios, lagos, poços e ainda causa a proliferação de doenças. Por isso é importante que seja feito a tratamento correto do esgoto produzido pela população.

Conforme Acordo Judicial homologado pela Justiça na Administração 2013/2016, a adequação do sistema de tratamento de esgoto deve ser feita até dezembro de 2022 por todos os munícipes aguenses. Para auxiliar a população e acelerar o processo, a Administração Municipal já está investindo para que as adequações saiam do papel e se tornem realidade.

“Estamos realmente focados para que até o fim de 2022 todas as residências tenham o sistema de tratamento de esgoto ideal. Vamos ajudar a população fornecendo biorreator e biofiltro para os munícipes dos conjuntos habitacionais sociais e disponibilizando hora máquina subsidiada com autorização do setor de Engenharia. Para conseguir tais benefícios, basta o cidadão se dirigir até a prefeitura portanto um documento com foto e a fatura de água/esgoto”, ressaltou o Prefeito Leonir Antonio Hentges.

ESPECIFICAÇÕES PARA USO RESIDENCIAL

VOLUME

NÚMERO DE PESSOAS

300 a 350 L

2 a 3

500 a 650 L

4 a 6

1.000 L

7 a 10

1.500 L

11 a 15

Vale ressaltar ainda que os sistemas (fossa, filtro e sumidouro), irão ser dimensionados com base no consumo diário de água de cada residência. A prefeitura municipal estará fornecendo laudos de execuções e instalações dos sistemas, bem como disponibilizará profissionais para orientar a execução do projeto.

“É importante destacar que antes de adquirir e instalar o seu sistema, o munícipe consulte a Vigilância Sanitária ou o setor de Engenharia do município para orientações e dimensionamentos necessários. Nossa equipe está preparada para atender a população, em especial nas terças-feiras durante o dia todo e nas quartas-feiras pela manhã com profissionais especializados”, destacou o Engenheiro Responsável Antônio Henzel Júnior.

A coleta e o tratamento do esgoto da maneira correta, são essenciais para a proteção da saúde pública, prevenindo a proliferação de doenças parasitárias e infecciosas, além da melhoria das condições dos rios, conservação da fauna e flora, ou seja, a real preservação do meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Águas De Chapecó / SC.