Águas de Chapecó realiza formação do PNAIC
O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) é um compromisso assumido pelos governos Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Neste ano a formação é de 160 horas, objetivando o aprofundamento dos temas trabalhados em 2013, enfatizando a matemática. Essa formação é conduzida pela orientadora de estudos, professora Venilda Hendges Pegoraro, que está em constante formação oferecida pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Conforme as professoras alfabetizadoras Giovana Salete Gugel, Ilse Claides Pavão, Marines Ferst, Maura Wirtti e Neide Beloni Barella, o grupo de trabalho está satisfeito com a proposta do PNAIC, pois vem de encontro com a realidade escolar, estando de acordo com os objetivos do planejamento anual, além de ser um momento que enriquece nossa prática e propicia trocas de experiências.
A dedicação dessas professoras é o diferencial para o sucesso desse programa, pois abrem mão de seu tempo livre para trabalhar em beneficio dos alunos melhorando assim a qualidade do ensino-aprendizagem.
A coordenadora do PNAIC no município, Patrícia de Oliveira comenta que os benefícios dessa formação já tem contribuído muito e de maneira significativa na sala de aula, pois as crianças aprendem de forma prazerosa, desenvolvendo a criatividade e o gosto pela leitura e também pela matemática.
A orientadora de estudos Venilda Hendges Pegoraro explica que o papel do educador é fundamental na sociedade, sendo que a atuação e responsabilidade são de mediar e possibilitar as interações entre as crianças com o conhecimento como um processo de cooperação, produção e troca.
A coordenadora, orientadora e as professoras alfabetizadoras fizeram levantamento dos alunos que ainda possuem algumas dificuldades. Diante disso, o grupo escolar está envolvido neste processo dando suporte para as professoras alfabetizadoras trabalhar de maneiras diferenciadas para que estas crianças com dificuldades possam acompanhar os demais, pois é justamente este o objetivo do programa.