Semana do transito em Águas de Chapecó

Os Departamentos de Educação, Saúde e Promoção Social de Águas de Chapecó, por acreditarem que toda mudança parte da educação e que as crianças de hoje serão as mudanças de amanhã, promoveram, com recursos do Ministério da Saúde, o 1º Concurso Cultural de Educação no Trânsito “Toda forma de arte tem suas estrelas”.

O objetivo principal do Projeto foi chamar a atenção dos alunos para o problema violência no trânsito, a fim de reeducá-los para que sejam bons cidadãos, no presente como pedestres e passageiros, e no futuro como motoristas ou motociclistas.

Contemplou alunos da rede municipal e estadual de ensino do município de Águas de Chapecó, envolvendo aproximadamente 900 alunos de Educação Infantil ao Ensino Médio,  com a participação de 06 escolas, professores, equipe de enfermagem e Bombeiros que orientaram os trabalhos.

Foram 26 trabalhos inscritos para concorrer em diversas modalidades, como teatro, poesia, maquete, desenho, outdoor, paródia, encenação, etc.

A exposição dos trabalhos foi realizada na última sexta-feira, 20/09,  para toda a comunidade de Águas de Chapecó com a presença de autoridades locais, alunos, pais, professores, profissionais da saúde, bombeiros, comissão organizadora, julgadora e imprensa local. Além da exposição dos trabalhos o público presente pode prestigiar a peça teatral “Um espetáculo sobre o trânsito” com a Cia do Teatro Muiraquitã.

Os trabalhos premiados foram:

Categoria A – Pré Escolar ao 4º Ano

Escola Professora Veneranda G.R. Soldatelli

Aluno Representante: Gabriel R. da Silva

Turma: 4ºAno

Professora Orientadora: Ilse Pavão

Modalidade: Painel

Categoria B – 5º ao 9º Ano

Escola Rosina S. Hermes

Alunas Representantes: Naiara Perosso e Suyne Follmann

Turma 5º Ano

Professora Orientadora Marines Ramos

Modalidade Poesia: RESPEITANDO O TRÂNSITO

Categoria Ensino Médio:

Escola Educação Básica Irineu Bornhausen

Aluno Representante: Ricardo Lucatelli

Turma: 301

Professoras Orientadoras Mirtes Kunz e Geci Endres

Modalidade: Encenação

O resultado do Projeto Cultural Escolar foi surpreendente, com muitos profissionais envolvidos, especialmente a atuação da comissão organizadora, equipe da Saúde, Educação e Bombeiros.

Parabenizamos todos os alunos que participaram e os professores que os orientaram brilhantemente.

Ressaltamos que nosso maior orgulho é ver que algo tão grandioso tem tanta receptividade daqueles que são alvos da META maior da educação, os ALUNOS. É gratificante quando se tem resultados como estes que foram observados na culminância do projeto.

A educação continua, estaremos desenvolvendo ações como estas, sempre voltadas para a educação preventiva, Saúde e Educação.

O concurso foi muito lindo e dificílimo para os jurados. Agradecemos especialmente aos críticos e observadores que deram atenção máxima para cada arte que se apresentou, ouvindo atentamente cada um dos autores. Cada trabalho exposto é digno de ser vencedor e desejamos que todos se sintam assim. PARABÉNS à todas as escolas e alunos vencedores do concurso cultural!

Agradecemos à Administração Municipal pelo apoio, conclui Cleide Neumann Feil, Diretora de Educação.