CEIM CINDERELA REALIZA MOMENTO DE ESTUDOS.
Na noite de quarta-feira, 11/04, aconteceu no CEIM Cinderela um momento de estudos para professores e estagiárias. Na oportunidade estiveram presentes o Secretário de Educação Michel Eichelberger, a Coordenadora Local do PNAIC Janice Fattio Seidel e a Diretora do CEIM Edinéia Regina Mora. Esse momento foi organizado juntamente com a formadora do PNAIC, Professora Lucila, que abriu o espaço para esse estudo.
Para dar início a diretora agradeceu a presença e participação de todos e ressaltou a importância desse momento para estudos. “Nos últimos tempos a educação tem dado um salto muito importante no que diz respeito à Educação Infantil, que está passando a ser vista com outros olhos e nós enquanto educadores precisamos nos valorizar e dar importância e significado à nossa prática com as crianças pequenas, pois a Educação Infantil é a base e é com ela que garantimos o sucesso escolar das crianças nas demais etapas de ensino”.
O Secretário Michel também agradeceu a presença e participação dos professores e estagiárias, destacou a importância dos momentos de estudo, que “sempre vem para acrescentar e contribuir com a prática diária em sala de aula”. Aproveitou para explanar a programação da I Conferência Intermunicipal de Educação, que acontecerá no próximo dia 18/4, em São Carlos. “É um momento de conhecermos todos os oito eixos que a CONAE traz e discutirmos cada um deles, fazendo adequações e colocando em prática as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação”.
O estudo visou explanar e orientar os professores e estagiárias para o rumo que a Educação Nacional está tomando. A CONAE 2018 (Conferência Nacional de Educação) tem por objetivo “Monitorar e Avaliar o cumprimento do Plano Nacional de Educação, suas metas e estratégias e propor políticas e ações”.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) tem por objetivo traçar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da educação básica, ou seja, ao longo da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. Nós enquanto Educação Infantil , explanamos o que de fato a BNCC traz para nossa prática pedagógica, que é a garantia dos seis Direitos de Aprendizagem (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se). Esse diretos de aprendizagem são explorados cotidianamente pelos nossos professores, garantindo que a criança se desenvolva com autonomia. Há também os eixos estruturantes das práticas pedagógicas que são as INTERAÇÕES e BRINCADEIRAS, sendo experiências onde as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
“O estudo foi de grande valia, pois houve troca de experiências, discussão sobre cada eixo e cada Direito de Aprendizagem e como cada professor organiza sua prática para que a criança tenha esses direitos garantidos. Cada um/uma saiu desse momento com algo a mais e com certeza, novos momentos assim acontecerão”, finalizou a diretora.