ÁGUAS DE CHAPECÓ PARTICIPA DO SEMINÁRIO FINAL DE FORMAÇÃO PRESENCIAL DA ETAPA 2017/2018 DO PNAIC

Nos dias 11 e 12 de junho aconteceu o Seminário final de formação presencial da etapa 2017/2018 do PNAIC- Pacto Nacional pela  Alfabetização  na Idade Certa. Nesta Capacitação Participaram a coordenadora local, formadoras locais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

            Esta capacitação em nosso município aconteceu em duas etapas. a Primeira em 2017 e a Segunda em 2018 totalizando 200 horas de capacitação . Onde houve a participação de todos os professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e educadores da Educação Infantil.

            Foi com empenho da equipe da Secretária Municipal de Educação, coordenadora, formadores, gestores e professores da rede municipal de ensino que esta formação foi um sucesso com resultado muito positivo.

            No dia 11 tivemos oportunidade de socializar uma sequência didática trabalhada em nossas escolas onde a professora Marinês H  Ferts apresentou aos formadores do pólo de São Carlos do Ensino Fundamental uma experiência bem sucedida na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças.

            Este programa de Capacitação continuada é desenvolvida em parceria entre MEC/ UNDIME, Universidade Federal de Santa Catarina e Município.

            As ações do PNAIC buscam estimular os professores que estão nas escolas a pensar novas possibilidades de trabalho, visando incrementar e melhorar seu fazer pedagógico na docência da alfabetização, para garantir às crianças o direito à alfabetização plena nos três primeiros anos de escolaridade.

            Dá-se ênfase ao ensino da leitura e da escrita, aprofundando-se a compreensão da concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, assim como tem-se trabalhado com conhecimentos sobre o ensino da matemática no Ciclo de Alfabetização, o ensino dos demais componentes curriculares, contemplando a interdisciplinaridade, a organização do trabalho escolar, os recursos didáticos na alfabetização, sempre com vistas à alfabetização de todas as crianças.

            Com essas ações desenvolvidas pode-se constatar que houve crescimento qualitativo nos níveis de aprendizagem.

            Porém os desafios permanecem sendo necessário a continuidade das formações para nossos docentes que é nossa meta para que possamos dar conta de garantir todos os direitos de aprendizagem à nossos educandos.