Diretora de Educação participa do Seminário Estadual

O Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Águas de Chapecó por meio da diretora de Educação, Cleide Neumann Feil, participou, na segunda-feira, dia 2, e terça-feira, dia 3, do IV Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina, em Caçador. O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Educação – CEE/SC, com a participação de conselheiros de várias regiões do Estado.

O Seminário debateu questões referentes à educação básica em Santa Catarina, com foco nos Planos de Educação e Gestão Inovadora. Foram mais de 500 participantes, de 70 municípios, entre professores, dirigentes de ensino, conselheiros municipais de educação e comunidade. Segundo Cleide, o enfoque principal do seminário foi à discussão sobre a adequação e atualização dos Planos Municipais de Educação, com o tema Plano de Educação e Gestão Inovadora.

Cleide enfatiza que o objetivo do seminário foi sensibilizar os gestores municipais para iniciar em seu espaço de abrangência o processo de estudo, adequação e atualização do sistema de ensino e plano municipal de educação. “Foi um momento muito importante, pois tratou de diversos assuntos ligados a educação, como metas estabelecidas, acesso e permanência dos estudantes de 4 a 17 anos na escola, aprendizado, qualidade e investimento na educação pública”, comenta.

De acordo com a diretora, a Lei do Plano Municipal de Educação e do Sistema Municipal de Educação está em estudo para adequação com as metas do Plano Nacional de Educação. “Adequar a Lei de é fundamental importância, pois é por meio do conhecimento da realidade local, das necessidades de atuação da educação pública do município que virão às metas a serem estabelecidas”, enaltece. Lembrando que é necessário fazer o estudo da realidade educacional do município para que possa atender as demandas.