Iniciam as atividades com alunos do SCFV de Águas de Chapecó

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Águas de Chapecó iniciou, neste mês, as atividades com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV de 15 a 17 anos. Os trabalhos são coordenados pela assistente social, Cíntia Batista, e pela psicóloga Suzane Pereira Busatta. Segundo as coordenadoras, o SCFV tem como foco principal o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino.

Conforme a assistente social, o público alvo se constitui de jovens cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família, estendendo também, aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Cíntia acrescenta que o trabalho é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Segundo a psicóloga as temáticas que são abordadas estão relacionadas com a realidade dos alunos através de atividades de arte cultura, esporte e lazer. Suzane afirma que as construções das atividades têm o objetivo de refletir sobre assuntos que sejam de interesse dos jovens. “São assuntos voltados para os jovens e da maneira que eles se sentem mais a vontade e dispostos para tal”, comenta.

Cíntia reforça que os adolescentes que tem interesse em participar podem se dirigir ao CRAS do município que serão inseridos nas atividades. Para que seja possível a participação dos jovens, é fundamental que as famílias sejam inseridas no Cadastro Único que deve ser realizado no CRAS, portando os documentos de todos os familiares que residem conjuntamente, como identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, comprovante de residência e comprovante de renda.