Declarado Estado de Calamidade Pública no Município de Águas de Chapeco

As fortes chuvas ocorridas no período de 23 a 27 de junho de 2014 que atingiu a região, chegou a 450mm no Município de Aguas de Chapeco, ocasionando danos e prejuízos tanto na área urbana quanto rural.

Diante do grau de vulnerabilidade do cenário e da população afetada, como também socioeconômico do Município, e, recomendação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, foi declarado estado de calamidade pública no Município, em conformidade com o decreto nº 260/2014.

De acordo com dados levantados até o momento, é possível considerar o desastre como de grande intensidade, sendo atingidas mais de 350 residências, 60 estabelecimentos comerciais, além dos espaços públicos, como, Centro de referencia da Assistência Social-CRAS, estádio municipal, praça municipal, Casa da memoria, Casa do artesanato, pavilhão de eventos, concha acústica, banheiros públicos, e toda a área do balneário da HIDROESTE.

Ainda, segundo informações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, contabilizou-se mais de 1600 pessoas afetadas, entre desabrigados e desalojados. Estas pessoas foram socorridas e encaminhadas para casas de familiares, amigos ou abrigos junto a colégio e ginásios do Município, através da mobilização de órgãos municipais e grande número de voluntários locais e vindos de outros municípios.

Primeiramente, atentou-se para as ações de socorro e assistência as famílias atingidas, passando-se então a fase de restabelecimento, com ações de limpeza dos locais, levantamento “in loco” nas residências para avaliação da situação e quais as necessidades de cada família para o possível e seguro retorno as suas casas.

De acordo com o Prefeito Andre Max Tormen, as ações de reconstrução das casas para famílias desalojadas, iniciarão no próximo sábado de forma conjunta entre os Municípios de Aguas de Chapeco e São Carlos, contando com o apoio de empresas, entidades e pessoas voluntárias.

Para aqueles que têm interesse em também ser voluntário e ajudar na reconstrução das casas, deverão se dirigir ate a praça de São Carlos, no sábado dia 05/07/2014, as 07 horas, onde serão organizadas as equipes de trabalho.

Doações em dinheiro para aquisição de material de construção, moveis, e outros bens destinadas as famílias atingidas, poderão ser feitas via deposito ou transferência na conta bancária nº 48.947-6, agência nº 4542-X/BB, em nome do GAVA-Grupo de Voluntários de Aguas de Chapeco, ou na conta nº 40.000-9, agencia nº 1395-1/ BB, em nome do Roray Club.

O Município agradece a todos que ajudaram no socorro e deslocamento das pessoas atingidas, bem como, que fizeram suas doações e continuam a contribuir de alguma forma no reestabelecimento dos serviços e ações em prol dos atingidos.