Universidade de Melhor Idade é implantado em Águas de Chapecó.
Aconteceu na tarde desta segunda-feira dia 30 de outubro a 1ª edição da Universidade da Melhor Idade de Águas de Chapecó UMIAC.
O evento aconteceu na nova sede da secretaria de educação do município e contou com a presença de autoridades, alunos e convidados, numa parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC.
Em sua manifestação o prefeito municipal Leonir Hentges o Canico, destacou a importância do projeto que hora é implantado no município, pois nosso governo sempre tem dado a maior atenção aos idosos e esse projeto vem para confirmar isso.
Representado todos os alunos, usou da palavra o vice-prefeito Sr. Oscar Barela, reafirmando o compromisso do governo de continuar os investimentos em prol da população em todos os sentidos, como é o caso da UMIAC.
Se manifestaram também durante o evento, a presidente da câmara de vereadores Juracil A. Da Silva, vice-reitor da UNOESC Dr. Carlos Eduardo Carvalho, professor Diego Beal e a secretária de educação do município e coordenadora da UMIAC Neli Gai, com destaque para a presença da coordenadora da UMIC Mariluce Vieira e a presidente do grupo de idosos da cidade Nelci Giongo.
O projeto tem por finalidade ofertar formação educacional, social e humana ao segmento idoso, com vistas a garantir e promover os direitos e a inclusão da pessoa idosa;
Desenvolver educação permanente e continuada a idosos por meio da extensão universitária;
Promover ações que permitam o bem-estar biopsicossocial dos idosos e oportunizar a pessoa idosa ampliação e socialização dos conhecimentos, garantindo a experiência no ambiente universitário.
Este projeto é uma extensão da Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC) que é internacionalmente reconhecida, e já formou aproximadamente 500 idosos durante 11 anos de existência.
Na UMIAC as atividades serão ministradas por profissionais multidisciplinares especialistas, mestres, doutores e pós-doutores com atividades que priorizam o desenvolvimento humano por meio de: aulas dialogadas, expositivas, oficinas, workshop, palestras, atividades físicas, culturais e artísticas, seminários, vivências e lazer, valorizando a teoria e a prática, nos quais os componentes curriculares são adaptados às suas realidades e necessidades.
O projeto em Águas de Chapecó inicia com 36 Idosos/Alunos com aulas semanais durante 01 ano. A aula inaugural contou com palestra “O Valor da Vida” com o Psicólogo e Palestrante Eduardo Basso.