PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ÁGUAS DE CHAPECÓ PARTICIPARAM DO 15º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Durante os dias 05/04 à 07/04/2013, os professores, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram do 15º Congresso Nacional de Educação promovido pelo CEITEC em Chapecó SC. O Congresso propôs a reflexão sobre o processo educacional com ênfase maior nos anos iniciais da alfabetização. Os principais objetivos foram: rever e ampliar conhecimentos e estratégias pedagógicas; articular teoria e prática; discutir e saber interpretar ritmos de aprendizagem; compreender e contextualizar currículo e avaliação; proporcionar momentos de integração, socialização e troca de experiências entre professores de vários municípios.

Os Eixos de reflexão foram os seguintes: Alfabetização e Letramento (Ms. Carmen Raimundi); Um novo agir recreativo (Ms. Haroldo Radeck de MG); Análise interdisciplinar dos distúrbios de aprendizagem (Ms. Antônio Manoel Pamplona de SP);  Inteligências Múltiplas e Avaliação Escolar (PhD. Thereza Penna Firme do RJ). Segundo a Assessora Pedagógica do Município, Monica C. Barella, o Congresso foi realizado com êxito, teve a participação e interação de todos os participantes e, além disso, esclareceu muitas dúvidas.  As propostas elencadas e discussões foram proveitosas para encaminharmos proposições que venham contribuir ainda mais com a educação em nosso município.

As capacitações e formação continuada dos profissionais da educação do município estão organizadas de forma a contemplar as especificidades de cada nível de ensino e todas as áreas do conhecimento, com o intuito de atender todas as demandas da educação, desde creche, educação infantil e ensino fundamental.