Epagri de Águas de Chapecó realiza reunião em comemoração aos 60 anos de extensão rural em SC

Com a presença de autoridades, equipe local da Epagri, homenageados e população em geral, foi realizado nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, um evento comemorativo aos 60 anos de extensão rural no estado de Santa Catarina. O evento realizou-se no auditório da Secretaria de Educação de Águas de Chapecó.

A origem da extensão rural e pesqueira no Estado de Santa Catarina deu-se em 29 de fevereiro de 1956 quando foi fundado o Escritório Técnico Rural (ETA). A diretoria do órgão foi assumida pelo engenheiro-agrônomo Glauco Olinger, hoje considerado o pioneiro da atividade no território catarinense. Como o ETA tinha vigência por apenas quatro anos, era preciso criar uma instituição que desse sequencia aos serviços de extensão rural implantados. Para tal finalidade, foi criada a Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (Acaresc).

A pesquisa agropecuária teve início em Santa Catarina em 29 de outubro de 1975, com a fundação da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc). Em 1991, a fusão da Acaresc, Empasc e outras instituições deu origem à Epagri, que reuniu pesquisa e extensão rural num único órgão.

Atualmente a Epagri-SC conta com 1.654 funcionários, 639 enquadrados como extensionistas e 148 como pesquisadores, grande parte deles com mestrado e doutorado. Outras carreiras como operários rurais, químicos, técnicos de laboratórios, analistas de extensão e agentes administrativos, também estão envolvidos com as funções da Empresa.

Graças à força desse trabalho, Santa Catarina é hoje exemplo de modernidade no campo, sendo o quinto produtor de alimentos do Brasil, apesar de ocupar apenas 1,13% do território nacional. O Estado é líder nacional na produção de cebola, maçã, suíno e moluscos. É o segundo maior produtor de arroz e frango do país e também possui a segunda maior produtividade de banana. A produção de leite segue uma trajetória de crescimento sensível e constante, aumentando a taxas bem superiores à mundial e brasileira. Grande parte desse resultado deve-se ao trabalho de extensão e pesquisa rural e pesqueira desenvolvido nas últimas seis décadas.

Após a reunião, pronunciamentos, homenagens e apresentação dos trabalhos da equipe da Epagri local, houve uma confraternização com coquetel servido aos presentes.