Departamento de Saúde promove encontros para hipertensos e diabéticos

As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) representam um dos principais fatores de risco para o agravamento desse cenário, por estarem relacionados ao surgimento de outras doenças crônicas não transmissíveis, que trazem repercussões negativas para a qualidade de vida da população.

Sabe-se da necessidade de um acompanhamento diferenciado para esses usuários, conscientizando-os sobre as mudanças no estilo de vida para prevenir essas patologias e a importância na adesão aos tratamentos propostos, para que possuam uma melhor qualidade de vida e evitem o aparecimento de complicações.

De acordo com as descrições realizadas pode-se perceber que a melhor forma de conscientização para a adesão aos tratamentos é através de palestras educativas e/ou orientações individuais. Neste intuito a ESF I – Maidana de Águas de Chapecó (Médico, Enfermeira, Técnica de Enfermagem, ACS),  juntamente com a equipe do NASF (Fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, Educador físico) vem  realizando  um trabalho multiprofissional, onde são realizados encontros bimestrais com hipertensos e diabético  na comunidade, explicando e esclarecendo a população da importância da prevenção e do controle dessas doenças pelo cumprimento correto dos tratamentos. Nestes encontros também é realizada a aferição da pressão arterial, a verificação da glicemia e a entrega de medicamentos. A equipe está satisfeita com a grande adesão e interesse dos participantes ao grupo e pelos resultados que vem colhendo, resultados que refletem num melhor controle dos níveis da Pressão Arterial e dos níveis do Diabetes.