Águas de Chapecó é representada na IX Conferência Estadual de Assistência Social

Nos dias 07, 08 e 09 de outubro de 2013 aconteceu a IX Conferência Estadual de Assistência Social com o tema: “A Gestão e o Financiamento do SUAS” em Santa Catarina”. Na oportunidade o Conselho Municipal de Assistência Social de Águas de Chapecó foi representado pela conselheira Valdézia Kistermacher. O evento teve como local Oceania Park Hotel, Ingleses, na cidade de Florianópolis, SC.

O objetivo da IX Conferência Estadual de Assistência Social foi discutir, deliberar, analisar e propor novas propostas, novas moções ao governo federal, sendo um espaço democrático,  de construção de conhecimento.

Estiveram presentes no evento 295 municípios envolvendo aproximadamente 950 pessoas entre autoridades, painelistas, conferencistas, funcionários, delegados, usuários, sociedade civil, governamental e não- governamental etc.

Os temas debatidos foram:

Eixo 1: Co-financiamento Obrigatório da Assistência Social;   Eixo 2: Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistêncial,  Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação;

Eixo 3: Gestão de Trabalho;

Eixo 4: Gestão de Serviços, Programas e Projetos;

Eixo 5: Gestão dos Benefícios do SUAS;

Eixo 6: Regionalização;

As propostas e as Moções levantadas e aprovadas serão encaminhadas à Conferência Federal, que acontece em Brasília nos dias 17,18 e 19 de Dezembro de 2013, para a qual foram eleitos os delegados que representarão os municípios na etapa federal.

Segundo Valdézia, a Conferência é muito importante, pois é um momento de se debater e definir as ações que irão melhorar os serviços da Assistência Social. Devemos aproveitar esse momento para discutir, de forma saudável, os problemas e levantar políticas para que possamos promover ações para melhor atender a todos os usuários, pois todos têm direito a uma  boa educação, saúde e alimentação, mas para que isso tudo aconteça é preciso planejamento, monitoramento e avaliação do SUAS.

“Fico muito grata pela participação e a oportunidade de fazer parte desse importante movimento onde foram discutidas, levantadas e aprovadas as moções e as propostas na busca das melhorias necessárias e de uma participação ativa desse processo, opinando, apontando possíveis falhas e sugerindo propostas para implementarmos as políticas públicas do SUAS”, finalizou Valdézia.