Campanha de incentivo as pastagens e adubação verde beneficia os agricultores

Para incentivar e incrementar a renda dos produtores e valorizar a propriedade rural, o Governo Municipal de Águas de Chapecó por meio do Departamento da Agricultura prossegue com o programa de incentivo as pastagens e adubação verde.

O Diretor do Departamento da Agricultura, Paulo César Menoncini, menciona que o programa foi implantado no município em 2009, e neste ano o programa passou por algumas modificações. “No ano anterior a inscrição era feita no departamento e conforme a produção do agricultor era a cota de sementes. Neste ano a inscrição é feita normalmente e o agricultor recebe conforme o movimento econômico apresentado em notas”, explica.

Menoncini relata que por meio da análise do relatório do período de julho de 2012 até junho de 2013, esta valendo para este ano. “Tudo o que o agricultor arrecadou neste período é somado para ver o quanto ele irá receber de semente. Neste ano o agricultor poderá escolher o quanto de semente de cada espécie precisa, diferente dos anos anteriores”, declara.

Ele revela que R$ 55 mil são destinados para aquisição de sementes, desse valor R$ 35 mil são destinados para pastagem do gado leiteiro, R$ 10 mil para pastagem de gado de corte e R$ 10 mil para sementes para fazer adubação verde. “O agricultor pode participar das três modalidades de sementes, escolhendo a quantidade que achar mais conveniente de cada espécie, desde que tenha movimentação econômica. Para isso o agricultor precisa apresentar as notas ficais de venda. Quanto mais apresentar as notas mais sementes irá ganhar, e sem falar que não precisa devolver nada”, enfatiza.

Segundo o diretor o programa tem a intenção de fomentar o aumento da produção e aos poucos organizar toda a cadeia de produção. Tem como objetivos organizar o setor produtivo de leite no município, melhorar a qualidade do rebanho leiteiro, agregar renda ao produtor e aumentar o Produto Interno Bruto – PIB municipal, aumentando também, no futuro, a arrecadação de ICMS do município e gerar renda e emprego no meio rural.