Feira do Livro estimula o acesso à leitura

A comunidade de Águas de Chapecó mergulhou no universo literário, em meio aos livros, escrita, contação de história e ao aprendizado. Na quinta-feira, dia 22, ocorreu a Feira do Livro de Águas de Chapecó, a iniciativa teve como objetivo levar mais cultura e lazer para a comunidade.

Em comemoração ao Dia Mundial do Museu, o Departamento de Educação, Cultura e Esporte do município, realizou a exposição fotográfica, relembrando toda a história de Águas de Chapecó. A biblioteca municipal abrigou os encantos e prazeres da literatura contemplados na abrangente programação da Feira do Livro. Conforme a diretora de Educação, Cleide Neumann Feil, as opções de aprendizado e incentivo à leitura foram inúmeras e o conhecimento pode ser compartilhado no espaço da feira.

Segundo Cleide a iniciativa de oportunizar a Feira do Livro para as crianças, alunos e população de Águas de Chapecó surgiu da necessidade de desenvolver o hábito pela leitura e resgatar a cultura de ir à Biblioteca e fazer uma boa leitura. A Feira foi alusiva ao dia do Livro que se comemora em abril. “Como educadores sentimos a falta da boa leitura, quando alunos nos entregam textos pobres e sem argumentos, reflexos do mundo virtual e toda gama de informações que a internet trás”, declara.

Além de valorizar a cultura e educação com o incentivo à leitura, a Feira do Livro contou também com diferentes expressões artísticas. Como apresentação da Peça Teatral ‘Turminha da Reciclagem’, no auditório do Departamento de Educação, e a Campanha de Doação de Livros e Brinquedos usados. “O objetivo desta feira foi de promover o gosto pela leitura como fonte de prazer, com efeito, multiplicador de conhecimentos e conquista da cidadania”, informa Cleide.

A Feira do Livro foi enriquecida com atividades artísticas e culturais e contação de histórias pela professora Eva Trier, por meio da Fundação Aury Bodanese, e apresentação teatral pelos alunos da Escola Municipal Veneranda G. Soldatelli, coordenados pela professora de Artes, Maria Odete Ruschel. “As crianças ficaram encantadas com as apresentações e nos deu a certeza de que a leitura é o melhor caminho para desenvolver a cidadania, o censo crítico, a iniciativa e a participação na sociedade. Os alunos foram agraciados com um livro durante a Feira como forma de incentivo à leitura”, comenta a diretora.

Cerca de mil estudantes visitaram a Feira do Livro. O aluno Gabriel Roberto Soares da Silva, 11 anos, de modo ingênuo e espontâneo, destaca a importância da participação e realização de eventos desse porte. O aluno compartilhou a alegria de apresentar no teatro e de participar na contação de histórias. “Gostei da Feira do Livro, eu apresentei no teatro, e recebi um livro para ler, e no próximo ano quero poder contribuir novamente para esse evento que é tão bom”, conta alegre.

Cleide destaca que os estudantes receberam um cartão de aluno-cidadão e material didático para trabalhar questões ambientais. Ainda durante a feira as crianças assistiram a uma vídeo aula com palestra sobre Lixo e coleta seletiva com a Turminha da Reciclagem. “Todo conhecimento que as crianças adquiriram vai ser fundamental para desenvolver cada vez mais uma postura mais cidadã e juntos construir um mundo melhor pela educação”, enfatiza.

A diretora agradece a todos que visitaram Feira do Livro e se envolveram com as atividades culturais, aos colegas e equipe da educação e a Fundação Aury Bodanese pelo apoio e participação no projeto cultural.