Formação Continuada para profissionais da Educação teve início nesta quarta-feira
Iniciou nesta quarta-feira dia 17 de Junho, a formação continuada com os profissionais da educação dos municípios de Águas de Chapecó, Planalto Alegre, Caxambu, Guatambu e São Carlos, tendo este último como pólo da formação. A formação terá cinco encontros até o mês de setembro do corrente ano e foi idealizada pelo colegiado da educação da AMOSC mediante as necessidades apontadas pelos secretários municipais de educação. A formação ocorre em parceria com a universidade UNOCHAPECÓ. Foi articulado nesse sentido já em 2014; no final do ano passado foi disponibilizada uma pesquisa pela universidade, que teve como objetivo conhecer as demandas mais emergenciais e os maiores desafios a serem enfrentados no âmbito da educação, mais especificamente o que abrange o Ensino Fundamental l, Anos Iniciais (1° ao 5° Ano). Depois de respondida a pesquisa, os dados foram sintetizados nos municípios e encaminhados para equipe multidisciplinar da universidade e avaliados por esses profissionais, que apontaram os desafios a serem trabalhados, na seguinte ordem: 1°- participação da Família no contexto escolar, 2°- falta de interesse dos alunos no aprendizado e 3°- indisciplina dos alunos. Apartir da demanda levantada, o foco na formação terá: informação e ação (em cada momento de estudo e palestras os profissionais já estarão projetando ações que podem ser desenvolvidos no contexto escolar que vem de encontro com a problemática, a fim de otimizar a relação Escola X Família e poder oportunizar uma educação com mais qualidade). A diretora de educação de Águas de Chapecó, Cleide Neumann Feil lembra que é importante destacar que esses foram os maiores desafios levantados pelos profissionais da educação no contexto das escolas. “É fundamental que se construa essa ponte entre a Escola e a Família, pois temos objetivos e finalidades em comum, porém com funções distintas, unindo forças para o pleno desenvolvimento das crianças e sua formação integral, desenvolvendo habilidades e construindo a cidadania”, concluiu Cleide.