Realizada importante reunião com os agricultores de Águas de Chapecó

Na tarde da última terça-feira, dia 08, aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Águas de Chapecó uma importantíssima reunião entre a Epagri, Poderes Executivo e Legislativo com os agricultores do município.

Através de uma parceria da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e a Secretaria de Agricultura de Águas de Chapecó, foram apresentados os programas que o Governo do Estado está disponibilizando para a agricultura neste ano de 2022. Sendo o foco principal, a reservação de água nas propriedades através de cisternas, manejo correto do solo, preservação e conservação de matas ciliares, para que com isso seja possível produzir proteína, ou seja, fortificar a produção de aves, suínos e gado leiteiro.

“A Administração Municipal está sempre engajada em auxiliar os nossos produtores rurais, principalmente no que tange aos auxílios com máquinas e distribuição de água, principalmente nestes tempos de estiagem forte que assola não só o nosso município, mas como toda a região. Sempre estaremos ao lado de todos os agricultores aguenses, fortalecendo cada vez mais o homem do campo e com isso também fortificando o comércio, ou seja, a união de forças desenvolverá cada vez mais Águas de Chapecó”, destacou o Prefeito Leonir A. Hentges em seu pronunciamento.

O Programa Água Para Todos foi apresentado aos presentes na reunião. Investimento na captação (exceto perfuração de poço artesiano), armazenamento, tratamento e distribuição de água para utilização na propriedade com dessedentação humana e animal e irrigação com limite de enquadramento individual de até R$ 100 mil por família e coletivo até R$ 500 mil limitado a R$ 100 mil por família, com prazo de 05 anos, sendo o primeiro ano de carência e pagamento de quatro parcelas anuais sem juros, com subvenção de 50% para benificiários adimplentes. Também foi mostrado programa para as famílias com limite de enquadramento individual de até R$ 20 mil por família e coletivo até R$ 100 mil limitado a R$ 20 mil por família, com prazo de 05 anos, sendo o primeiro de carência e pagamento de quatro parcelas anuais sem juros, com subvenção de 75% para beneficiários adimplentes.

“Momento muito importante para explanações essenciais. Fiquei grato e até me surpreendeu positivamente a grande quantidade de agricultores que se fizeram presentes, atendendo o nosso chamado e também participando efetivamente das discussões que visam sempre o suporte e desenvolvimento da agricultura em nosso município”, ressaltou o Secretário de Agricultura Cassiano Mezzomo.

Participaram também da reunião os Vereadores Valmor A. de Oliveira (Presidente da Câmara), Leoni da Cunha, Silvério Schleicher, Nelvo Kistemacher, Ellio Statzmann, Dércio Fiabane, além do Assessor de Projetos Sidinei Follman e da Extensionista da Epagri Marlene Boniatti que apresentou os projetos aos agricultores e demais presentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Águas de Chapecó/SC.