Diretora de Educação participa do Fórum da UNDIME-SC

A diretora do Departamento de Educação, Cultura e Esportes de Águas de Chapecó Cleide Neumann Feil participa hoje, dia 28 e amanhã, dia 29 de abril do XV Fórum Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME-SC. A temática do Fórum é “Concepções e conexões educacionais” e acontece no auditório da Fundação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC.
As temáticas do Fórum têm como abordagens:
1-Base Comum Nacional; 2-Evoluções Tecnológicas Educacionais; 3-Educação Infantil de Qualidade na Primeira Infância; 4-Planos: PNE (Plano Nacional de Educação), PEE (Plano Estadual de Educação), PME (Plano Municipal de Educação); 5-Movimento: A indústria pela Educação, 5-Desafios e possibilidades da Educação de Jovens e Adultos com vistas à elevação da escolaridade do Trabalhador Catarinense; 6-Case escola IDEB 8.8 de Joinville; 7-Financiamento da educação; 8-Obrigatoriedade 4 a 17 anos; 9-Transporte Escolar; 10-Tablet e Inovação; 11-Desafios na Implantação da Hora Atividade do Professor (a); 12-Relacionamento entre Secretarias Municipais de Educação e MEC – Ministério de Educação; e 13-Avaliação Institucional participativa para os Sistemas de Ensino.
A temática é de grande relevância para o momento da educação, pois o Brasil está empenhado em Planejar a Educação para os próximos 10 anos. Os municípios estão em sintonia com o processo criando ou adequando o PME. Águas de Chapecó está em fase de adequação e alinhamento do PME ás Metas do PNE e PEE propondo estratégias para atender as metas educacionais buscando cada vez mais qualidade na educação que fazemos. Assumindo compromissos de forma pactuada entre os poderes e federações constituintes. “Gostaria de salientar a importância do planejamento das ações, mas é fundamental destacar que o diferencial está no chão das nossas escolas, no fazer pedagógico significativo que é o maior valor que a sociedade possui. É na educação que criamos as condições necessárias para a qualidade de vida. No dia que se comemora o “Dia do Sorriso” desejo que possamos sorrir no dia-a-dia apesar dos desafios diários e constantes no universo das salas de aula”, destacou Cleide. “Por mais desafiadora que a Educação se apresente, ela requer alegria. Emoções e alegria constituem uma ferramenta muito importante na construção de saberes”, completou.
Para finalizar, a diretora do Departamento de Educação lançou o desafio para que a comunidade aguense participe,contribua nos espaços de construção do PME através da Consulta Pública pelo site www.aguasdechapeco.sc.gov.br no período de 04 a 15 de maio de 2015 e na Apresentação do PME 2014-2024 no dia 18/05/2015, as 19h na Câmara Municipal de Vereadores de Águas de Chapecó.